Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3111
Título: Bullying no ambiente escolar: análise do bullying em escola da zona rural em Barreira-Ceará
Autor(es): Silva, Darlieny Alves da
Palavras-chave: Bullying
Violência na escola
LEI nº 13.185, de 6 de novembro de 2015.
Educação
Data do documento: 2018
Citação: SILVA, D. A. (2018)
Resumo: O bullying é uma violência entre pares que tem uma rotina em suas ações em que um é o agressor menospreza o outro, ridicularizando na maioria das vezes em suas formas físicas e psicológicas. Faz-se necessário que toda a sociedade possa entender o que é esse fenômeno que afeta nosso cotidiano, apesar da existência do bullying desde muito tempo, somente agora no século XXI que ele vem sendo questionado, no Brasil apenas em 2015 foi instituída a lei que obriga os professores e instituições de ensino a falarem sobre o assunto, (LEI 13.185/15) foi determinada a capacitação de docentes e equipes pedagógicas para implementar ações de prevenção e solução do problema, assim como a orientação de pais e familiares, para identificar vítimas e agressores, este trabalho tem como objetivo procurar entender a percepção dos professores sobre o bullying. Foi necessária uma pesquisa de campo exploratória com o intuito de ratificar os achados na literatura do tema, por meio de observação do comportamento dos atores envolvidos, com o intuito de observar as condutas dos participantes no meio social, que foram descritas em um diário de campo. É interessante pensar que as ações voltadas para o apoio as vítimas do bullying só são aplicadas quando ela decide denunciar para a justiça, ninguém procura saber o porquê do comportamento muitas vezes retraído ou isolado da criança, pais e professores entendem que é porque a criança é quieta mesmo.
Descrição: SILVA, Darlieny Alves Da. Bullying no ambiente escolar: Análise do bullying em escola da zona rural em Barreira-Ceará. 2018. 26 f. Projeto de Pesquisa (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Acarape-CE, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3111
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DARLIENY ALVES DA SILVA TCC.pdf2018_proj_dasilva.pdf.289,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.