Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3152
Título: Extração da papaína a partir da casca do mamão (Carica papaya) e sua imobilização em esferas de hidrogel para síntese de ésteres de interesse energético
Autor(es): Ferreira, Débora Cristina Lima
Palavras-chave: Extrato enzimático
Ácidos graxos
Biodiesel
Data do documento: 13-Dez-2021
Citação: FERREIRA, D. C. L. (2021)
Resumo: Com a evolução da sociedade moderna e a crescente demanda mundial de energia, surge a necessidade do desenvolvimento de novas fontes de energias que possa suprir a demanda e provocar menor impacto ambiental significativo. Os biocombustíveis apresentam-se como uma alternativa competitiva e viável se comparados aos combustíveis não renováveis, pois utiliza em sua composição matéria-prima de fontes de origem animal e vegetal, além de ser biodegradável. O presente trabalho tem como objetivo sintetizar ésteres por esterificação e transesterificação, utilizando o derivado catalítico formado pelo extrato enzimático obtido a partir das cascas do mamão (carica papaya) imobilizado em esferas de hidrogel e caracterizar o óleo fixo extraído da semente do mamão para posterior utilização em produção de biodiesel. Os mamões utilizados na pesquisa foram adquiridos na Central de Abastecimento do Ceará (CEASA) situado na Av. Mendel Steinbruch, s/n (á 40 metros de altitude, 03° 52’ 36” S e 38° 37’ 32” W), Maracanaú/CE, os frutos seriam destinados ao aterro sanitário. A metodologia empregada na pesquisa (seleção, lavagem, desidratação das sementes, imobilização do extrato enzimático nas esferas de hidrogel, extração do óleo fixo e a produção do biodiesel), ocorreu no Laboratório de química orgânica da Universidade Internacional de Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), os espectros de RNM (1H e 13C) foram realizados no Centro Nordestino de Aplicação e Uso da Ressonância Magnética Nuclear (CENAUREMN), localizado na Universidade Federal do Ceará (UFC). Os resultados obtidos a partir das cascas do mamão papaya foram: o extrato enzimático pode ser facilmente extraído e imobilizado nas esferas de hidrogel que poderão ser utilizadas como biocatalisador na produção de ésteres de interesse energético. Com relação aos resultados referente a obtenção do óleo fixo e biodiesel produzido a partir do óleo das sementes de mamão papaya temos: o índice de acidez foi analisado e obtido os valores de rendimento de 40,20% (rota enzimática) e 37,20% (rota química), pH igual a 5,55, índice de refração 1,4534, viscosidade cinemática a 40°C, 3,35 mm2/s e massa especifica a 20°C, 0,86g/cm3. Baseado no RMN temos que: O óleo de mamão carica papaya apresentou capacidade de 90,40% de conversão em biodiesel e apontou presença de derivados de ácidos graxos. Conclui-se que, o óleo da semente do mamão carica papaya possui potencial promissor para a sua utilização como matéria-prima para a produção de biocombustíveis.
Descrição: FERREIRA, Débora Cristina Lima. Extração da papaína a partir da casca do mamão (Carica papaya) e sua imobilização em esferas de hidrogel para síntese de ésteres de interesse energético. 58 f. Dissertação (Mestrado em Energia e Ambiente) - Programa de Pós-graduação em Energia e Ambiente (PGEA), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Fortaleza, Redenção, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3152
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Energia e Ambiente

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DÉBORA CRISTINA LIMA FERREIRA_Dissertação.pdf2021_diss_dclferreira.pdf1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.