Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3168
Título: O agir do formador de leitores em situação de sala de aula
Autor(es): Souza, Thamires Rodrigues de
Palavras-chave: Aula - leitura
Modelos de leitura
Cidadãos críticos
Data do documento: 4-Jun-2018
Citação: SOUZA, Thamires Rodrigues de
Resumo: O presente artigo objetiva analisar as representações do agir do professor, a partir das reconfigurações do trabalho docente realizadas na linguagem quanto à formação de leitores críticos, e a partir dessa análise verificar as concepções de leitura que respaldam o trabalho do professor em situação de sala de aula, averiguar, através do dizer do professor, como o evento de leitura acontece. Nesse sentido, refletimos sobre as concepções de leitura que estão sendo assumidas pelo professor para a formação de leitores críticos em seu agir representado. Para análise, utilizamos as concepções de leitura discutidas por Leurquin (2001), para análise do planejamento assumido verbalmente pela professora da turma. A metodologia aplicada nesta pesquisa foi o método de instrução ao sósia, formulado inicialmente pelo médico e psicólogo italiano Oddone. Para Clot (2007, p. 143-144) o objetivo deste método "é uma transformação do trabalho do sujeito mediante um deslocamento de suas atividades", com base na reconfiguração do que ele diz sobre o seu trabalho. Com a pesquisa, a partir da instrução do professor que participou da entrevista, constamos que o modelo que fundamenta a sua aula de leitura é modelo Sociopsicolinguístico apresentado por Braggio (2005), em que a construção de sentido do texto não acontece apenas entre leitor-autor via texto, mas também através dos sujeitos envolvidos no evento de leitura e na construção de novos sentidos. É neste modelo que o professor deixa de ser mero transmissor do conhecimento e passa a ser formador de leitores capazes de refletir a sociedade a qual estão inseridos.
Descrição: SOUZA, Thamires Rodrigues de. O agir do formador de leitores em situação de sala de aula. 2018. 22f. Artigo (Graduação) -Curso de Letras Língua Portuguesa, Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3168
Aparece nas coleções:Artigo - Letras Língua portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THAMIRES RODRIGUES DE SOUZA Artigo Letras.pdf257,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.