Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3170
Título: Umbanda de braços abertos: fé, acolhimento e resistência no terreiro São Jorge Guerreiro em Baturité
Autor(es): Gomes, Francisco Diego de Oliveira
Palavras-chave: Umbanda
Acolhimento
Sincretismo
Resistência
Ancestralidade
Data do documento: 2018
Citação: GOMES, F. D. O. (2018)
Resumo: O filme “Umbanda de Braços Abertos: Fé, Acolhimento e Resistência no Terreiro São Jorge Guerreiro” busca refletir sobre a fé, o acolhimento e a resistência como três eixos temáticos presentes nas narrativas dos Pais de Santo do Terreiro São Jorge Guerreiro, situado em Baturité, entre outros Pais e Mães de Santo e umbandistas entrevistados. Vai dialogar com a I Marcha contra o racismo às religiões de matrizes africanas e com a palestra Epistemologias dos Terreiros, realizada na UNILAB, expondo as vivências e experiências de fé e resistência dos povos umbandistas dentro e fora do terreiro. Por meio do audiovisual o trabalho pretende produzir um conhecimento sobre a importância da Umbanda como movimento religioso, social, cultural e identitário afrobrasileiro presente no cotidiano dos indivíduos adeptos da religião.
Descrição: GOMES, Francisco Diego de Oliveira. Umbanda de braços abertos: fé, acolhimento e resistência no terreiro São Jorge Guerreiro em Baturité. 19 f. Relatório de pesquisa (Graduação) - Curso de Graduação presencial, bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2018
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3170
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCO DIEGO DE OLIVEIRA GOMES TCC.pdf2018_rel_fdogomes.pdf.418,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.