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Título: A contribuição da lei 11.645/08 para o enfrentamento da intolerância contra a população indígena
Autor(es): Braga, Francisca Vitória Gomes
Palavras-chave: Educação escolar indígena
Lei 11.645/08
Livro didático de história
História - Livro didático
Data do documento: 2019
Citação: BRAGA, F. V. G. (2019)
Resumo: A educação é uma necessidade para a vida em sociedade. Em seu âmbito formal, ela possui estruturas de ensino específicas, leis e diretrizes determinadas por políticas educacionais, que, no Brasil, orientam as bases de formação que devem constituir o currículo escolar. Destacamos nessa pesquisa, uma das alterações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN 9394/96, foi a Lei 11.645/08, que regulamenta o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas. Essa lei pode ser uma maneira de desmistificar muitas das ideias que ainda persistem no meio social sobre essa população formadora da sociedade brasileira. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa é analisar o ensino obrigatório de história e cultura indígena para crianças de 6 a 9 anos na Escola de Ensino Infantil e de Ensino Fundamental Joana Vasconcelos de Oliveira, localizada na cidade de Pacatuba, no Ceará, a partir do livro didático da disciplina de História, sendo esse o principal material usado pelos educadores no ensino. Lopes e Grupioni (1995) ressaltam a importância da utilização do livro didático como a forma com que os indígenas eram representados nesse recurso pedagógico. Esperamos que essa investigação contribua com o estudo sobre a referida Lei, promulgada em 2008, no sentido de perceber a importância da necessidade de que mudanças tenham sido feitas no que diz respeito ao modo como a população indígena é representada, bem como na maneira em que essa temática é abordada na sala de aula.
Descrição: Braga, Francisca Vitória Gomes. A contribuição da lei 11.645/08 para o enfrentamento da intolerância contra a população indígena. 25 f. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso de Graduação presencial, bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2019
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3174
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

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