Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3183
Título: O Sistema Penitenciário do Estado do Ceará: um olhar a partir da cadeia pública de Redenção
Autor(es): Silveira, Maria Cleovania de Souza
Palavras-chave: Cadeias públicas
Sistema Penitenciário
Ressocialização
Data do documento: 23-Mai-2018
Citação: VASCONCELOS, F. T .R. (2018)
Resumo: O presente artigo tem como objetivo fazer uma análise do sistema prisional cearense e das políticas aplicadas aos detentos a partir da situação das Cadeias Públicas do estado, com foco principal na região do Maciço do Baturité e na situação da Cadeia Pública do município de Redenção – CE. Almeja-se traçar um diagnóstico preliminar das condições desta Cadeia e o perfil dos apenados. Diante da escassez de estudos sobre o tema no Estado do Ceará, deseja-se com isso abrir caminhos de análise e diálogo mais amplos para o enfrentamento das questões relativas a tornar compatível a garantia dos direitos dos presos e o controle do crime. A construção do artigo dividiu-se em três eixos: 1) Fundamentação histórica e sociológica sobre a prisão e seu funcionamento no Brasil e no Ceará; 2) Descrição do sistema penitenciário do estado e a organização das Cadeias Públicas, especialmente do Maciço do Baturité; 3) Estudo das relações constituídas entre sociedade, sistema de justiça criminal e a Cadeia Pública de Redenção.
Descrição: SILVEIRA, Maria Cleovania de Souza. O Sistema Penitenciário do Estado do Ceará: um olhar a partir da cadeia pública de Redenção. 2018. 35 f. Artigo(Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidades - IH, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3183
Aparece nas coleções:Artigo - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA CLEOVANIA DE SOUZA SILVEIRA_ARTIGO.pdf2018_art_mcdessilveira.pdf478,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.