Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3195
Título: A universidade e a democratização do ensino superior na perspectiva regional do Maciço de Baturité
Autor(es): Oliveira, Erasto Gonçalves de
Palavras-chave: Democratização
Política publica
Unilab
Data do documento: 8-Dez-2017
Citação: OLIVEIRA, E. G. (2017)
Resumo: A democratização do ensino superior no Brasil é um tema contemporâneo e bastante pesquisado na atualidade por diversos grupos e linhas de pesquisas acadêmicas. A maioria das reflexões produzidas neste campo privilegiam estudos que tratam do processo de expansão universitária promovido pelas políticas de governo nesta ultima década; acesso e democratização do ensino superior; trabalho docente; perfil discente, dentre outras abordagens. Posto isso, buscando compreender esses cenários e dinâmicas, o objetivo deste projeto de pesquisa é analisar a democratização do acesso ao ensino superior no Maciço de Baturité sob as perspectivas dessas políticas de governo, e suas contribuições para o pluralismo representacional das massas sociais existentes no maciço de Baturité. Para tanto, partimos da análise dos dados do perfil socioeconômico dos estudantes da UNILAB. A seleção desta universidade justifica-se pela mesma se configurar enquanto principal instituição pública de ensino da região, contribuindo para uma reflexão sobre os efeitos alcançados por essas proposições enquanto política pública, e sua contribuição para uma educação justa e igualitária para todos. Em seguida, realizaremos a análise do perfil socioeconômico da população do maciço de Baturité, na base de dados do IBGE bem como uma análise dos principais objetivos das propostas de democratização do ensino nesta ultima década. Esperamos que com essas três dimensões de análise, possamos compreender como as políticas educacionais e todas as transformações recentes neste nível de ensino contribuem efetivamente, ou não, para o processo de democratização do ensino superior no maciço de baturité, fazendo uma relação entre os objetivos das políticas de democratização, o perfil dos estudantes inseridos dentro da Unilab e a sociedades presente no maciço, procurando responder a tese de que o campus reflete a sociedade, além das demais questões propostas neste trabalho.
Descrição: OLIVEIRA, Erasto Gonçalves de. A universidade e a democratização do ensino superior na perspectiva regional do Maciço de Baturité. 34 f. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2017
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3195
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Projeto TCC Erasto 22 12 2017.pdf2017_proj_egoliveira.pdf.747,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.