Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3209
Título: A sustentabilidade na educação de jovens e adultos: uma abordagem no Ceja de Baturité/CE
Autor(es): Silveira, Ana Lúcia Nobre da
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Práticas sustentáveis
Educação ambiental
Data do documento: 17-Mai-2018
Citação: SILVEIRA, A. L. N. (2018)
Resumo: Reflete sobre a abordagem da educação ambiental na modalidade EJA no Centro de Educação de Jovens e Adultos Donaninha Arruda- CEJA no maciço de Baturité/ CE, traçando o perfil dos sujeitos participantes, e as expectativas que levaram a participarem das ações sustentáveis, assim como as metodologias abordadas no processo de ensino aprendizagem. O acesso à educação ambiental é um direito de todos os cidadãos, garantido no artigo 2° da Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA, podendo acontecer de modo formal ou informal, nos diversos níveis de aprendizagem e nas diferentes modalidades de ensino, sendo contemplados através da construção de práticas sustentáveis no cotidiano escolar. Porém somos conhecedores que a abordagem sobre a Educação ambiental e sustentabilidades ainda caminha em passos lentos e que nem sempre apresenta- se ao alcance de todos. O estudo tem como objetivo conhecer as práticas de sustentabilidade na modalidade EJA, o perfil dos sujeitos participantes, e as expectativas que levaram a participarem das ações sustentáveis no Centro de Educação de Jovens e Adultos Donaninha Arruda- CEJA no maciço de Baturité/ CE. A pesquisa de cunho qualitativa está fundamentada nos aportes teóricos baseados nos estudos de Roos: Becker(2012), Jacobi (2004), Santos (2012). Foi realizada com aplicação de questionários aos educandos e docentes envolvidos nas práticas de formação. Os resultados apontam para a necessidade da garantia de acesso à Educação Ambiental, através da vivência de situações que estimule novas percepções de posturas, em prol de um bem comum coletivo. Sendo ainda necessário reconhecer o trabalho dos docentes através da oferta de formações como suporte para que possam trabalhar sobre a temática, garantindo ainda a valorização salarial e condições dignas de trabalho.
Descrição: SILVEIRA, Ana Lúcia Nobre da. A sustentabilidade na educação de jovens e adultos: uma abordagem no Ceja de Baturité/CE. 2018. 42 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão de Recursos Hídrico, Ambientais e Energéticos, Instituto de Educação a Distância - IEAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3209
Aparece nas coleções:Monografias - Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA LUCIA NOBRE DA SILVEIRA TCC MONOGRAFIA.pdf2018_mono_alnsilveira696,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.