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dc.contributor.authorMedar, Flávia Cristina Bibi-
dc.date.accessioned2023-04-13T15:39:30Z-
dc.date.available2023-04-13T15:39:30Z-
dc.date.issued2017-12-29-
dc.identifier.citationMEDAR, F. C. B. (2017)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3223-
dc.descriptionMEDAR, Flávia Cristina Bibi. Os entrelaçamentos da primeira produção poética de Ana Paula Tavares e a crítica ao lugar do feminino no contexto pós-colonial angolano. 2017. 23 f. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso de Graduação presencial, bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2017pt_BR
dc.description.abstractAna Paula Tavares (1952- ) é uma poetisa, romancista, cronista e historiadora angolana, autora de livros de poesias como Ritos de passagem (1985), Dizes-me coisas amargas como os frutos (2001) e Manual para amantes desesperados (2007) - para nomear aqui apenas três de suas produções que se incorporam, em diferentes momentos, ao entrelaçamento das questões pertinentes à literatura posterior à independência política de Angola. Na síntese dessa sua produção poética, a autora insere artesanalmente as memórias de suas lembranças da avó e da condição das mulheres da etnia muíla, envoltas ainda em elementos os quais hibridizam o macrocontexto da oralidade ancestral e do enfrentamento político: no cenário pós-colonial de luta e conflito identitário do povo angolano. Na apreensão desse contexto, a nossa proposta consiste aqui em analisarmos detidamente a produção de Ritos de Passagem (1985), com ênfase nas poesias A Mais Velha, A Rapariga, O Lago e A Menina dos Ovos de Ouro, notadamente no que concerne à crítica da autora acerca da desigualdade de gênero existente na sociedade angolana nos anos 1980 - tempo de intenso conflito e disputas de transições políticas em torno da afirmação identitária do povo angolano. Especificamente, interessa-nos compreender, nesse contexto sócio-politico angolano pós-independência, a situação da temática e do lugar de fala e passagem da poesia de Ana Paula Tavares, de modo a apresentarmos o entrelaçamento discursivo dos elementos que atravessam e compõem a sua produção do período. Pretendemos destacar, ainda, dentre os elementos composicionais da obra sob análise, a oralidade, as memórias, os valores e os significados dos ritos de passagem e iniciação da cultura muíla, notadamente relativos à subalternização das mulheres daquela etnia como condição de seu ingresso na vida adulta.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLiteratura angolana - Pós-colonialpt_BR
dc.subjectAna Paula Tavarespt_BR
dc.subjectLiteratura de autoria femininapt_BR
dc.subjectEtniapt_BR
dc.subjectPós-Colonialidade e gêneropt_BR
dc.titleOs entrelaçamentos da primeira produção poética de Ana Paula Tavares e a crítica ao lugar do feminino no contexto pós-colonial angolanopt_BR
dc.typeResearch projectpt_BR
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

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