Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3297
Título: A ingerência externa no processo de independência de Angola: apoio das superpotências nos movimentos independentistas (1961-1974)
Autor(es): Malanga, José Cahoje Txinene
Palavras-chave: Angola
Movimentos Independentistas
Superpotências
Independência
Interdisciplinar
Data do documento: 23-Jan-2020
Citação: MALANGA, José Cahoje Txinene
Resumo: Com o objetivo de compreender A Ingerência Externa no Processo de Independência de Angola e o Apoio das Superpotências nos Movimentos Independentistas (1961-1974), esta pesquisa parte de uma investigação bibliográfica e descritiva, com a finalidade de examinar o apoio das superpotências em Angola no período estudado e identificar os países envolvidos no processo de independência, assim como também, através de análise e discrição apontar as consequências da ingerência externa. O termo ingerência (LIMA 2008) pouco utilizado devido aos seus sinônimos, será utilizado neste projeto afim de descrever como uma nação impõe a sua vontade sobre a outra. Desta forma, devemos entender este ato como ilegal devido ao caos protagonizado nesta relação. Sendo assim, esta ingerência externa desencadeou uma série de ensões por parte dos movimentos de libertação, posteriormente culminando com um conflito armado entre os movimentos. Outros conceitos como a Etnicidade (POUTIGNAT; STREIFF-FENART 1997), Colonização (HENRIQUES 2014) e Imperialismo (LÊNIN 2011; UZOIGWE 2010) também serão utilizados na pesquisa, afim de apresentar uma reflexão interdisciplinar sobre a temática.
Descrição: MALANGA, José Caoje Txinene. A ingerência externa no processo de independência de angola: apoio das superpotências nos movimentos independentistas (1961-1974). 35 f. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso de Graduação presencial, Bacharelado em Humanidades. Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2021
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3297
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC JOSÉ CAHOJE TXINENE MALANGA.pdf2020_jctmalanga.pdf748,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.