Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3299
Título: Políticas Públicas de combate à seca no Brasil: uma análise do programa cisternas no município de Barreira - Ceará.
Autor(es): Silva, Natália da
Palavras-chave: Política pública
Semiárido
Cisternas
Seca - Políticas públicas
Data do documento: 27-Out-2018
Citação: SILVA, N.(2018)
Resumo: O acesso a água é um direito de todos e fator fundamental para o bem estar da população, no entanto, sabe-se que a escassez deste recurso ainda é realidade no Brasil, especialmente na região em que prevalece o clima semiárido, para a qual a parceria Governo – sociedade tem direcionado a Política Pública de combate a seca no Nordeste. Assim, presente trabalho tem como objetivo estudar o impacto do Programa Cisternas como política pública de combate à seca. Para tal realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo cujos parâmetros de análise foram identificados nos estudos de Passador e Passador (2010) quanto a melhoria na qualidade de vida dos beneficiários do programa quando em relação a saúde, renda, e gênero. O processo metodológico se deu inicialmente por pesquisa bibliográfica para a definição de política pública, seguido pelo resgate histórico da política pública de combate a seca, desde sua concepção até a criação do Programa cisternas. Em seguida, realizou-se um estudo de caso, utilizando-se como fonte de dados entrevistas semiestruturadas com coordenadores do Programa cisternas executado no Município de Barreira – CE, pela OBAS. Os resultados demonstraram que o Programa cisternas tem ação transformadora, amenizando a escassez de água potável para famílias de baixa renda, além de formar cidadãos ativos.
Descrição: SILVA, Natália da. Políticas públicas de combate à seca no Brasil: : uma análise do programa cisternas no município de Barreira - Ceará. 2018. 35 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Fortaleza-CE, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3299
Aparece nas coleções:Monografias - Administração Pública Presencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NATALIA DA SILVA TCC GESTÃO PÚBLICA.pdf2018_mono_ndasilva.pdf532,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.