Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3300
Título: Os indicadores socioeconômicos como ferramentas de apoio à gestão: estudo do impacto do IDCRAS no município de Paracuru, Ceará
Autor(es): Militão, Leonardo Ferreira
Palavras-chave: Gestão pública
Indicadores socioeconômicos
Tomada de decisões
Data do documento: 26-Out-2018
Citação: MILITÃO, L. F. (2018)
Resumo: Os Indicadores Socioeconômicos são ferramentas que surgiram com o intuito de dar apoio às decisões dos gestores públicos em geral. Dessa forma, o presente trabalho busca demonstrar que para que sejam tomadas as decisões corretas, precisa-se saber como transformar um dado quantitativo em informação qualitativa. Para isso, o estudo teve como objetivo analisar o Índice de Desenvolvimento do CRAS - IDCRAS e como a partir desta análise, como este índice pode subsidiar as decisões dos Gestores Públicos Municipais, nas decisões da pasta da Assistência Social, com foco no município de Paracuru, Ceará. Também procurou-se demonstrar como o IDCRAS pode ser utilizado como ferramenta de apoio a tomada de decisão por parte dos gestores municipais. O local escolhido para o desenvolvimento desse estudo foi a Secretaria Municipal de Assistência Social de Paracuru, cidade da Região Metropolitana de Fortaleza, Ceará. O instrumento de coleta utilizado foi uma entrevista não-estruturada, realizada com a Gestora Pública ocupante do cargo de Assessora de Gestão do SUAS (Sistema Único da Assistência Social). Após análise da entrevista são confrontados os resultados para que possam mostrar que as decisões tomadas dependem de uma base sólida e inteligível de informações, provenientes da devida análise dos dados por parte dos Gestores Públicos responsáveis pelo apoio técnico à Gestão Municipal.
Descrição: MILITÃO, Leonardo Ferreira. Os indicadores socioeconômicos como ferramentas de apoio à gestão: estudo do impacto do IDCRAS no município de Paracuru, Ceará. 2018. 32 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3300
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEONARDO FERREIRA MILITÃO TCC.pdf2018_mono_lfmilitão.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.