Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3301
Título: A importância do plano de cargos e carreiras como instrumento de valorização dos servidores efetivo e seu impacto financeiro e orçamentário: um estudo de caso na câmara municipal de Horizonte no Ceará
Autor(es): Silva, Leonardo Juelino da
Palavras-chave: Servidores públicos - Brasil
Plano de carreira
Impacto financeiro e orçamentário
Servidores públicos - Política remuneratória
Data do documento: 25-Out-2018
Citação: SILVA, L. J. (2018)
Resumo: A insatisfação dos servidores quanto à política remuneratória, de qualificação e capacitação, concomitante à tendência de modernização da Administração Pública motivou a definição do objetivo geral deste trabalho que é analisar o Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações da Câmara Municipal do Horizonte no estado do Ceará, quanto aos aspectos de valorização, desenvolvimento profissional e motivação do quadro de pessoal efetivo, como também aos aspectos financeiros e orçamentárias do Poder Legislativo Municipal. Para tanto foi importante realizar um diagnóstico sobre a remuneração, formação profissional, capacitação, incentivos financeiros e educacionais do quadro de pessoal efetivo do órgão; levantar os fatores de valorizações e projetar o montante necessário de investimento para implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do órgão, para os três anos seguintes à elaboração do plano; e verificar se o aumento de despesa com a implantação do PCCR é compatível com a dotação orçamentária de gastos com pessoal. Assim, para alcançar os objetivos propostos, traçou-se um plano metodológico para coleta e análise dos dados, utilizando a pesquisa exploratória, pesquisa bibliográfica, além da aplicação de questionário de pesquisa com todos os servidores efetivos da Câmara Municipal, configurando o trabalho como pesquisa qualitativa e quantitativa. Concluiu-se, através dos resultados obtidos, que o PCCR é um adequado instrumento de gestão de pessoal, que propicia o aprimoramento constante dos servidores, possibilitando a devida valorização remuneratória, além de contribuir, para a melhoria da qualidade e eficiência dos serviços públicos prestados à população. Contudo, a pesquisa demonstrou também certo desiquilíbrio das contas públicas, indicando parcial inviabilidade orçamentária em razão dos acréscimos de gastos com o PCCR, que ultrapassarão ao longo do tempo, a dotação orçamentária e financeira disponibilizada para despesa com pessoal.
Descrição: SILVA, Leonardo Juelino da. A importância do plano de cargos e carreiras como instrumento de valorização dos servidores efetivo e seu impacto financeiro e orçamentário: um estudo de caso na câmara municipal de Horizonte no Ceará. 2018. 55 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3301
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEONARDO JUELINO DA SILVA TCC.pdf2018_mono_ljsilva.pdf793,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.