Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3311
Título: Análise dos impactos socioeconômicos e ambientais causados pela carcinicultura no município de Jaguaruana
Autor(es): Silva, Mariana Carvalho
Palavras-chave: Carcinicultura
Impactos socioeconômicos
Jaguaruana
Data do documento: 5-Mai-2018
Citação: SILVA, M. C. (2018)
Resumo: A produção de camarões se tornou uma das principais atividades econômicas do município de Jaguaruana – CE, gerando emprego e renda para a população, contudo é responsável por impactos ambientais, visto que geralmente as fazendas de camarão estão implantadas em ecossistemas de estuarinos, descumprindo as normas ambientais vigentes. Assim, este estudo teve como objetivo identificar os impactos socioeconômicos e ambientais causados pela carcinicultura na comunidade de Santa Luzia. Para tanto foi realizado um estudo de caso, no qual se utilizou os procedimentos metodológicos de observação, entrevista e questionário. A coleta de dados deu-se mediante entrevista com o gerente da fazenda, aplicação de um questionário aos trabalhadores, e outro questionário aos moradores da comunidade onde se localiza a fazenda estudada. O período da coleta de dados ocorreu nos meses de janeiro a março de 2018. Após analise dos resultados, constatou-se que 46% dos moradores têm renda inferior a um salário mínimo, 64% afirmaram que a carcinicultura piorou suas condições de vida, 91% responderam que a atividade prejudica o meio ambiente por muitos fatores, citando o desmatamento dos carnaubais, poluição da água doce, prejuízo ao solo. Além, do prejuízo á saúde, incômodo com o mau cheiro dos viveiros, e o enorme consumo de água, secando os poços da comunidade. Diante dos resultados obtidos, percebeu-se que a carcinicultura causa impactos ambientais e sociais percebidos e sentidos pela própria comunidade, concluiu-se que há divergência quanto os reais benefícios da carcinicultura à comunidade como atividade econômica, sendo necessário que a atividade utilize ferramentas que atendam as questões econômicas, sociais e ambientais da localidade.
Descrição: SILVA, Mariana Carvalho. Análise dos impactos socioeconômicos e ambientais causados pela carcinicultura no município de Jaguaruana. 2018. 37 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão de Recursos Hídrico, Ambientais e Energéticos, Instituto de Educação a Distância - IEAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3311
Aparece nas coleções:Monografias - Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIANA CARVALHO SILVA TCC final.pdf2018_mono_mcsilva.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.