Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3350
Título: O desenvolvimento e suas perspectivas: uma análise crítica sobre diferentes formas de construção teórica
Autor(es): Jesus, Larissa Welane Moreira de
Palavras-chave: Desenvolvimento social
Relações internacionais - Filosofia
Data do documento: 31-Jan-2023
Citação: JESUS, L. W. M. (2023)
Resumo: Os ideais desenvolvimentistas ganharam espaço no mundo partindo de teorias formuladas e provenientes de uma experiência majoritariamente ocidental que dita regras e estrutura nações entre desenvolvidas e subdesenvolvidas na dinâmica internacional. Considerando o papel que as teorias têm de construir imaginários e moldar realidades, se leva em conta a necessidade de análise sobre a construção do conceito de desenvolvimento e sua aplicabilidade em contextos diferentes aos quais se baseia para criar seus pressupostos. O presente artigo se propôs a analisar tal construção diante aportes críticos atentando em como a avaliar, a luz dos vieses teóricos explicativo e normativo. Através do método taxonômico foi argumentado o subsídio do argumento de etapas a serem seguidas em conjunto com o que é necessário para se alcançar o desenvolvimento, a exportação de um modelo de forma unilateral, e o subdesenvolvimento como um processo que desvaloriza e invisibiliza experiências e conjunturas externas ao ocidente.
Descrição: JESUS, Larissa Welane Moreira de. O desenvolvimento e suas perspectivas: uma análise crítica sobre diferentes formas de construção teórica. 2023. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3350
Aparece nas coleções:Artigos - Bacharelado em Relações Internacionais (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_arti_larissajesus.pdf2023_arti_larissajesus.pdf404,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.