Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3351
Título: A agricultura como ferramenta de desenvolvimento nos projetos de cooperação técnica Brasil-África
Autor(es): Jesus, Salatiel Marinho de
Palavras-chave: África - Relações econômicas exteriores
Agricultura - Cooperação internacional
Brasil - Relações econômicas exteriores
Cooperação Sul-Sul
Data do documento: 18-Jan-2023
Citação: JESUS, S. M. (2023)
Resumo: A relação do Brasil com as nações da África representa uma parcela significativa das ações de Cooperação Sul-Sul do Estado brasileiro. E no decorrer das últimas décadas tem se fortalecido nos mais diversos eixos de atuação; tais educação, saúde, segurança e agricultura – visto o reconhecimento internacional do Brasil no combate à fome, segurança alimentar e exportação de insumos agrícolas. Dado o exposto, o presente artigo visa como objetivo analisar, através de um estudo de caso, quais os impactos socioeconômicos dos projetos de cooperação técnica na área agrícola realizados pelo Brasil em parceria com países do continente africano (Moçambique, Senegal, Togo, Benin e Botsuana) e consecutivamente discutir o conceito de desenvolvimento a partir da relação teórica e prática e como o mesmo afeta diretamente nos resultados dos programas de cooperação.
Descrição: JESUS, Salatiel Marinho de. A agricultura como ferramenta de desenvolvimento nos projetos de cooperação técnica Brasil-África. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Internacionais) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3351
Aparece nas coleções:Artigos - Bacharelado em Relações Internacionais (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_arti_salatieljesus.pdf2023_arti_salatieljesus.pdf352,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.