Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3395| Título: | Conselho escolar como alternativa para a gestão participativa: desafios e perspectivas na Escola de Ensino Fundamental Domingos Sávio | 
| Autor(es): | Silva, Maria Joelma Soares | 
| Palavras-chave: | Participação Conselho Escolar Gestão Participativa  | 
| Data do documento: | 9-Dez-2016 | 
| Citação: | SILVA, M. J. S. (2016) | 
| Resumo: | A educação deveria ser uma das principais prioridades de agenda de qualquer governo em que seja possível identificar as prioridades para o exercício de mandato do agente público. Para efetivamente a escola torna-se ambiente propício para o desenvolvimento de uma educação de qualidade e de gestão partilhada, faz-se necessário que a gestão escolar tenha a consciência da coletividade. Neste sentido, o trabalho tem como objetivo verificar a efetividade da gestão participativa na Escola Municipal Domingos Sávio em Baturité-Ceará, por meio do conselho escolar no ano de 2016. A finalidade é identificar a dinâmica de funcionamento do conselho e a visão dos atores envolvidos na construção desse processo e a importância da participação como membro da comunidade escolar. Esta pesquisa é caracterizada como descritiva, com abordagem qualitativa, utilizando como procedimento metodológico o estudo de caso. A coleta de dados foi realizada mediante entrevistas semiestruturadas e análise documental. Os resultados obtidos mostram que o Conselho Escolar ainda não se concretizou num ambiente de participação plena, os segmentos da comunidade escolar juntamente com o diretor tem em suas mãos o desafio de transformar o espaço do Conselho Escolar num verdadeiro instrumento de gestão participativa. Após análise das dimensões analíticas, nota-se que não há uma relação direta, atualmente, dos membros do conselho e a comunidade escolar. Fazendo necessária a existência de um mediador, seja o diretor, o representante dos professores ou de qualquer outro membro. Nota-se que todos têm o entendimento da importância e necessidade de uma ação cooperada, mas a realidade dispõe de ações limitadas, fazendo necessária uma ação direta de um interlocutor ou motivador da ação coletiva no Conselho Escolar. | 
| Descrição: | SILVA, Maria Joelma Soares. Conselho escolar como alternativa para a gestão participativa: desafios e perspectivas na Escola de Ensino Fundamental Domingos Sávio. 2016. 49 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Fortaleza-CE, 2016. | 
| URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3395 | 
| Aparece nas coleções: | Monografias - Administração Pública Presencial | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Maria Joelma Soares Silva TCC Administração publica sem ficha.pdf | 2016_mjssilva.pdf | 728,23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.