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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3395
Título: | Conselho escolar como alternativa para a gestão participativa: desafios e perspectivas na Escola de Ensino Fundamental Domingos Sávio |
Autor(es): | Silva, Maria Joelma Soares |
Palavras-chave: | Participação Conselho Escolar Gestão Participativa |
Data do documento: | 9-Dez-2016 |
Citação: | SILVA, M. J. S. (2016) |
Resumo: | A educação deveria ser uma das principais prioridades de agenda de qualquer governo em que seja possível identificar as prioridades para o exercício de mandato do agente público. Para efetivamente a escola torna-se ambiente propício para o desenvolvimento de uma educação de qualidade e de gestão partilhada, faz-se necessário que a gestão escolar tenha a consciência da coletividade. Neste sentido, o trabalho tem como objetivo verificar a efetividade da gestão participativa na Escola Municipal Domingos Sávio em Baturité-Ceará, por meio do conselho escolar no ano de 2016. A finalidade é identificar a dinâmica de funcionamento do conselho e a visão dos atores envolvidos na construção desse processo e a importância da participação como membro da comunidade escolar. Esta pesquisa é caracterizada como descritiva, com abordagem qualitativa, utilizando como procedimento metodológico o estudo de caso. A coleta de dados foi realizada mediante entrevistas semiestruturadas e análise documental. Os resultados obtidos mostram que o Conselho Escolar ainda não se concretizou num ambiente de participação plena, os segmentos da comunidade escolar juntamente com o diretor tem em suas mãos o desafio de transformar o espaço do Conselho Escolar num verdadeiro instrumento de gestão participativa. Após análise das dimensões analíticas, nota-se que não há uma relação direta, atualmente, dos membros do conselho e a comunidade escolar. Fazendo necessária a existência de um mediador, seja o diretor, o representante dos professores ou de qualquer outro membro. Nota-se que todos têm o entendimento da importância e necessidade de uma ação cooperada, mas a realidade dispõe de ações limitadas, fazendo necessária uma ação direta de um interlocutor ou motivador da ação coletiva no Conselho Escolar. |
Descrição: | SILVA, Maria Joelma Soares. Conselho escolar como alternativa para a gestão participativa: desafios e perspectivas na Escola de Ensino Fundamental Domingos Sávio. 2016. 49 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Fortaleza-CE, 2016. |
URI: | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3395 |
Aparece nas coleções: | Monografias - Administração Pública Presencial |
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