Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3488
Título: Para cessar a praga é preciso ter fé: oferta de cura do Covid-19 na Igreja Universal do Reino de Deus
Autor(es): Bitencourt, Nirvana Krisna Soares
Palavras-chave: Covid-19 (Doença) - Brasil
Cura pela fé - Cristianismo
Igreja Universal do Reino de Deus
Data do documento: 27-Jan-2023
Citação: BITENCOURT, N. K. S. (2023)
Resumo: A presente monografia tem como objeto de estudo a promessa de cura milagrosa ofertada pela Igreja Universal do Reino de Deus no contexto da pandemia do covid-19, no Brasil. Os objetivos centrais desta pesquisa é buscar como foram realizadas as ofertas de cura – sobretudo cura ao covid-19 – na Igreja Universal do Reino de Deus no contexto da pandemia, especificamente nos anos de 2020 e 2021; e analisar as mensagens que seus principais porta-vozes passaram para os fiéis durante a crise sanitária. Os objetivos específicos são: buscar as adaptações, decorrentes às medidas de isolamento social, utilizadas pela Igreja Universal que envolvem a realização de cura na “Corrente dos 70”; entender como a corrente de cura da Universal lidou com a doença covid-19; pesquisar as orientações e interpretações que os principais representantes da Universal emitiram aos seus fiéis em como lidar com a pandemia. A relevância do estudo sobre tal objeto justifica-se pelo fato da religião desempenhar um grande papel na sociedade, sobretudo em momentos de crises, influenciando e direcionando um considerável contingente da população, de acordo com suas representações sociais. Outra justificativa relevante para estudar a relação entre pandemia e a Igreja Universal se dá pelo histórico de diversas acusações de charlatanismo, curandeirismo e estelionato direcionados aos líderes da IURD, deste modo é interessante investigar como a instituição religiosa lidou com o vírus covid-19 e como orientou seus fiéis neste cenário de crise sanitária. A metodologia utilizada para este trabalho é o método qualitativo através da pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo.
Descrição: BITENCOURT, Nirvana Krisna Soares. Para cessar a praga é preciso ter fé: oferta de cura do Covid-19 na Igreja Universal do Reino de Deus. 2023. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3488
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Ciências Sociais (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_mono_nirvanabitencourt.pdf2023_mono_nirvanabitencourt.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.