Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3490
Título: A prática da mutilação genital feminina na Guiné-Bissau: tradição cultural ou violação dos direitos humanos?
Autor(es): Ferreira, Izelia da Silva Vaz
Palavras-chave: Mutilação genital feminino
Guiné-Bissau
Cultura
Religiões
Direitos humanos
Etnias
Data do documento: 2019
Citação: FERREIRA, I. S. V. (2019)
Resumo: A mutilação genital feminina é um ato baseado na corte do órgão externo de uma menina ou mulher por motivos não médicos, ela é realizada há muito tempo por vários povos em diferentes países africanos e asiáticos. Este trabalho tem como finalidade estudar as práticas culturais das etnias na Guiné-Bissau, inserindo a aplicação dos direitos humanos e destacando a questão da mutilação genital feminina. Entende-se que a violação contra as mulheres é uma realidade antiga, encontrada desde tempos remotos, que se ocorre dentro das diferentes religiões, sociedades, e até nas diferentes nacionalidades. No caso da Guiné-Bissau, geralmente ela é praticada pelas etnias que cultuam religião islâmica que muitas das vezes o ligam como fundamentos tradicionais e religiosos. Vale salientar que essa prática de mutilação genital feminina, é realizada por vários países africanos, asiáticos há muitos anos. Enfatiza-se que essa prática se torna um tema muito preocupante aos direitos humanos e discutidos por eles? Este projeto foca nesta questão: Compreender até que ponto a mutilação genital feminina, considerada prática cultural, é tema da violação dos direitos humanos na Guiné-Bissau. Diante desse contexto, esse projeto busca mostrar as conseqüências que essa prática trás para vida das mulheres submetida a tal e contribuindo com debates acerca do tema.
Descrição: FERREIRA, Izelia da Silva Vaz. A prática da mutilação genital feminina na Guiné-Bissau: tradição cultural ou violação dos direitos humanos? 2019. 30 f. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Acarape-CE, 2019.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3490
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IZELIA DA SILVA VAZ FERREIRA TCC.pdf2019_proj_isvferreira.pdf.274,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.