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Título: Avaliação de políticas públicas: o caso do processo seletivo de estudantes da Guiné-Bissau para a UNILAB
Autor(es): Vaz, Farã
Palavras-chave: Educação
Processo seletivo
Guiné-Bissau - Estudantes
Avaliação
Data do documento: 7-Jul-2018
Citação: VAZ, F. (2018)
Resumo: A relação de cooperação Sul-Sul entre Brasil e África tem sido espaço de investigações que geraram reflexões criticas, ora percebida como relação de dominação, ora como uma relação de solidariedade, baseada nas concepções histórica, política, cultura e identitária. O século XXI vem apresentando a diversidade de relação de Brasil com os CPLP que sucintam interesses de pesquisa e interpretação. Nesta ótica propõe-se avaliar o processo seletivo de estudantes da Guiné-Bissau para Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- brasileiro, como política pública, oriundo de relação de cooperação do Brasil com a Guiné- Bissau, no domínio da educação superior. Para tanto, o trabalho tem como objetivo analisar o processo seletivo da Unilab aplicado aos candidatos da Guiné-Bissau. Serve-se de pesquisa bibliográfica, documental e entrevista através de questionários. Percebeu-se que o processo seletivo dos estudantes da Guiné-Bissau para Unilab é o primeiro mecanismo de impacto da universidade na Guiné-Bissau e os seus reflexos manifesta capital como oportunidade mais para os jovens residentes no Setor Autônomo de Bissau do que em outras regiões do país. Razão pelo qual, recomenda-se aplicação de política de oportunidade de acesso ao processo seletivo da universidade para jovens de outras regiões do país e com mais ênfase no gênero feminino.
Descrição: VAZ, Farã. Avaliação de políticas públicas: o caso do processo seletivo de estudantes da Guiné-Bissau para a UNILAB. 2018. 46 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – ICSA, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3509
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