Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3522
Título: Experiências agroecológicas no Centro de Atenção ao Desenvolvimento Infantil CIADI
Autor(es): Santos, Wilkson Nunes dos
Palavras-chave: Educação ambiental
Práticas pedagógicas
Agroecologia
Data do documento: 28-Mai-2018
Citação: SANTOS, M. W. N. (2018)
Resumo: As temáticasambientais ganharam grande repercussão no cotidiano de toda a sociedade, principalmente nos âmbitos educacionais. A educação ambentail tem surgido da necessidade de se trabalhar e debater questões ecológicas a fim de formar um pensamento crítico e criativo desde a infância, de modo que este sujeito possa contribuir com a melhoria da qualidade no processo ensino e aprendizagem abordando a discussão nos meios educacionais, questões voltadas para o meio ambiente, de uma forma interdisciplinar, sobretudo, também visou descrever atividades que possibilitem o desenvolvimento de trabalhos com temas como sustentabilidade, agroecologia, soberania alimentar e preservação dos recursos naturais. Para a elaboração deste trabalho, a metodologia está dividida em etapas. A primeira consiste em estudo bibliográfico, foram utilizados autores como CArvalho (2006), Paulo Freire (1987), Medeiros (2001) e fontes como os Parâmetros curriculares nacionais (1999) e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) (1998), tamb´wm foi utilizada ométodo pesquisa de caráter descritivio, que aborda a experiência de construção de uma horta pedagógica realizadas no Centro de Ed. Infantil Francisco Arruda de Pontes (Redenção-CE) e no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) (Acarape-CE) e na Casa Encantada (Redenção-CE). Tal observação relata experiênciase práticas desenvolvidas com crianças de 3 (trÊ) a 8 (oito) anos de idade junto ao CIADI que é um projto de pesquisa, extensão e ensino sobre o desenvolvimento integrado da criança. A interdisciplinaridade surge diante das questões ambientais como uma metodologia e filosofia indisensável para a abordagem e o enfrentamento dos desafios ambientais dentro do contexto de eniso e aprenizagem e o enfrentamento dos desafios ambientais dentro do contexto de ensino e aprendizagem. A utilização de práticas pedagógicas adequadas que facilitem a compreensão e que utilizem da realidade vivida por cada criança e que acima de tudo enxergue a criança como aprendizado das mesmas de forma integrada. AS atividades desenvolvidas e em especial a horta pedagógica surge como uma metodologia basgante eficiente na interdisciplinaridade e no contexto ambiental de modo que aborda a temática interligando a teoria e prática em diferentes disciplinas.
Descrição: SANTOS, Moisés Wilkson Nunes dos. Experiências agroecológicas no Centro de Atenção ao Desenvolvimento Infantil CIADI. 2018. 64 f. TCC (Graduação) - Curso de Agronomia, Instituto de Desenvolvimento Rural, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceara, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3522
Aparece nas coleções:Artigo - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MOISÉS WILKSON NUNES DOS SANTOS TCC monografia.pdf2018_mwndossantos.pdf27,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.