Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3524
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Fernanda de Souza-
dc.date.accessioned2023-06-29T18:50:49Z-
dc.date.available2023-06-29T18:50:49Z-
dc.date.issued2023-01-09-
dc.identifier.citationSANTOS, F. S. (2023)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3524-
dc.descriptionSANTOS, Fernanda de Souza. Infâncias e negritude: a inserção da fotografia no ensino de História. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho surge a partir de um projeto fotográfico intitulado “erê.jpg”, iniciado em 2015. Tratava-se de uma pesquisa com foco em fotografia de crianças negras no território do Recôncavo Baiano, especificamente nas cidades de São Francisco do Conde e de Santo Amaro. Desdobrada neste estudo, propõe pensar novas possibilidades epistemológicas no campo do ensino de história a partir das fontes iconográficas, como ferramentas de ensino e aprendizagem para o campo da disciplina História, particularmente de História e Cultura Afro-brasileira, de acordo com a legislação 10.639/03. Paralelamente, busca também reinterpretar a representação da criança negra nas fotografias do acervo pessoal da jornalista Lúcia Correia Lima, como fontes históricas, veiculadas na imprensa baiana entre as décadas de 1980 e 1990. Por fim, propõe uma reflexão entre as imagens selecionadas do citado acervo e o material produzido no Projeto “erê.jpg”, visando contribuir com os diálogos e as possibilidades de metodologias decoloniais nas práticas de ensino.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCrianças negras - Recôncavo (BA)pt_BR
dc.subjectHistória - Estudo e ensino - Recôncavo (BA)pt_BR
dc.subjectLima, Lúcia Correia - Crítica e intepretaçãopt_BR
dc.titleInfâncias e negritude: a inserção da fotografia no ensino de Históriapt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Licenciatura em História (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_arti_fernandasantos.pdf2023_arti_fernandasantos.pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.