Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3534
Título: A representatividade do negro na literatura infantil brasileira nas obras de Monteiro Lobato: “Os doze trabalhos de Hércules-I”, “Caçadas de Pedrinho” e “Memórias de Emília”
Autor(es): Silva, Fernanda de Oliveira
Palavras-chave: Literatura infantojuvenil brasileira - História e crítica
Lobato, Monteiro, 1882-1948 - Crítica e interpretação
Racismo na literatura
Data do documento: 27-Jan-2023
Citação: SILVA, F. O. (2023)
Resumo: A presente monografia trata da representação do negro na literatura infantil brasileira nas obras de Monteiro Lobato: Os doze trabalhos de Hércules- I, Caçadas de Pedrinho e Memórias de Emília. Este trabalho, pretende como via principal investigar e analisar possíveis indicações pejorativas, preconceituosas e discriminatórias direcionadas aos negros nas presentes obras analisadas. Busca-se identificar o lugar e o retrato que é atribuído e que se faz aos negros nas obras direcionadas ao público infantil. Compreende-se ao trabalho enfatizar por meio de uma verificação sobre a hipótese da possível reprodução do racismo no contexto social da literatura infantil, através da identificação de possíveis abordagens racistas nas produções literárias do escritor. Para tal será utilizado o método de pesquisa de abordagem qualitativa, compreendo revisão bibliográfica, análises, exploração e investigação para eventual posição ou possível direcionamento a respeito do tema.
Descrição: SILVA, Fernanda de Oliveira. A representatividade do negro na literatura infantil brasileira nas obras de Monteiro Lobato: “Os doze trabalhos de Hércules-I”, “Caçadas de Pedrinho” e “Memórias de Emília”. 2023. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3534
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_mono_fernandasilva.pdf2023_mono_fernandasilva.pdf591,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.