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dc.contributor.authorPinto, Helen Santos-
dc.date.accessioned2023-07-04T18:42:24Z-
dc.date.available2023-07-04T18:42:24Z-
dc.date.issued2023-01-27-
dc.identifier.citationPINTO, H. S. (2023)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3544-
dc.descriptionPINTO, Helen Santos. Relações étnico-raciais e práticas pedagógicas na Educação Infantil de São Francisco do Conde (BA): uma perspectiva docente. 2023. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa buscou identificar, a partir da concepção de professoras/as da Educação Infantil da rede municipal do município de São Francisco do Conde/ BA, os desafios e perspectivas em relação às práticas pedagógicas destinadas à história e cultura africana, afro-brasileira e indígena. Para isso, buscamos identificar qual o contato das docentes com o tema educação étnico-racial, as Leis e orientações preconizadas pelas Diretrizes Curriculares para uma Educação das Relações Étnico-Raciais; compreender quais práticas pedagógicas são realizadas e como as educadores/as lidam com as questões étnico-raciais na rotina da Educação Infantil e identificar o tratamento dado pelas instituições de Educação Infantil nas quais as docentes ministram aula e pela Secretaria de Educação do município em relação à valorização e respeito a cultura africana, afro-brasileira e indígena. A pesquisa foi de caráter qualitativo e o instrumento metodológico utilizado foi o questionário virtual, constituído de questões objetivas e abertas roteirizadas a partir dos objetivos desenvolvidos no início da pesquisa. O referencial teórico partiu das seguintes abordagens; 1) Breve histórico da Educação Infantil no Brasil; 2) Relações étnico-raciais na Educação Infantil; 3) Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 na Educação Infantil; 4) Práticas pedagógicas na Educação Infantil como ferramenta para a diversidade étnico-racial. Os resultados revelaram que estamos em um processo de transformações quanto às práticas pedagógicas para uma educação étnico-racial, no entanto, é necessário políticas públicas mais efetivas quanto ao ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena na Educação Infantil de maneira macro e em específico pela Secretaria do município em questão.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação - São Francisco do Conde (BA) - Relações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectEducação Infantil - São Francisco do Conde (BA) - Relações étnicaspt_BR
dc.subjectProfessores de Educação Infantil - Formaçãopt_BR
dc.titleRelações étnico-raciais e práticas pedagógicas na Educação Infantil de São Francisco do Conde (BA): uma perspectiva docentept_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

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