Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3567
Título: Utilização de fungos do complexo ophiocordyceps uniilateralis como agente de controle biológico de formigas da tribo camponotini
Autor(es): Carvalho, João Lucas Vitória Ribeiro
Palavras-chave: Controle biológico
Parasitismo
Entomopatógeno
Data do documento: 2-Set-2019
Citação: CARVALHO, J. L. V. R. (2019)
Resumo: Os fungos entomopatógenos do gênero Ophiocordyceps infectam formigas trofobiontes, como a Camponotus, que são consideradas prejudiciais quando cuidam de hemípteros sugadores de seiva que se tornam pragas ao removerem nutrientes, prejudicar a fotossíntese e inocular patógenos na planta. Nessa perspectiva, conduziu-se o presente estudo com o objetivo de avaliar a possibilidade da utilização de esporos fúngicos do complexo Ophiocordyceps unilateralis como agente de controle biológico de formigas do gênero Camponotus sp. Para isso, espécimes de formigas parasitadas foram coletadas em campo e utilizadas para obtenção do fungo. Foram realizados três experimentos para avaliar a eficácia da virulência do Ophiocordyceps no controle biológico de formigas. No experimento de infecção com esporos fúngicos obtidos em laboratório, observou-se que existiu mais mortalidade nas formigas expostas ao fungo. No experimento de infecção utilizando um fungo coletado em campo comprovou-se a eficácia da infecção do fungo nas formigas Camponotus renggeri. No experimento de campo, a presença do fungo reduziu a atividade de forrageio das formigas nas plantas. Foi demonstrado que os esporos do Ophiocordyceps sp. são eficientes em provocar alterações no comportamento das formigas, alterando o comportamento e provocando a morte das mesmas, e que dependendo da qualidade do fungo, os resultados na infecção são diferentes, comprovando o objetivo desse estudo.
Descrição: CARVALHO, João Lucas Vitório Ribeiro. Utilização de fungos do complexo ophiocordyceps uniilateralis como agente de controle biológico de formigas da tribo camponotini. 2019. 50 f. Monografia (Graduação) - Curso de Ciências Biólogicas, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Licenciatura em Ciências Biológicas. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2019.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3567
Aparece nas coleções:Monografias - Ciências Biólógicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOÃO LUCAS VITÓRIO RIBEIRO CARVALHO TCC.pdf2019_jlvrcarvalho.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.