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Título: O preconceito linguístico em adolescentes do ensino médio em Santo Amaro (BA)
Autor(es): Martins, Jaqueline Alves
Palavras-chave: Assédio nas escolas - Santo Amaro (BA)
Língua portuguesa - Aspectos sociais - Santo Amaro (BA)
Sociolinguística
Data do documento: 3-Fev-2023
Citação: MARTINS, J. A. (2023)
Resumo: A língua é viva, e vive em uma grande variação constante, no qual, está sempre em movimento, sendo variante as diferentes formas de falar da mesma palavra sem mudar o seu significado. Este presente trabalho vem mostrar que a falta de conhecimento, fez essa variação virar um peso na vida das pessoas, onde deu espaço para a criação do preconceito linguístico. Vamos discutir que segundo a fala do linguista Marcos Bagno à PNAIC UFSCAR-entrevistas (2006, PNAIC UFSCAR-entrevistas) preconceito linguístico pode ser explicado como qualquer tipo de atitude que leva uma pessoa a discriminar o outro pelo modo do qual essa pessoa fala. Portanto, é exatamente essa ignorância manipuladora da sociedade culta que valorizam somente a gramática normativa como a correta, que faz adolescentes de classe baixa, de uma educação básica, nordestino, se considerarem burros, que não sabem falar o português correto. Que além do preconceito linguístico os adolescentes sofrem com o bullying dentro da sala de aula, sem mesmo saber que está praticando uma violência contra o colega. Tendo como objetivos específicos a) Definir o conceito de preconceito linguístico; b) Explicar os processos de preconceito e os respectivos mitos; c) Propor caminho para o ensino do português livre do preconceito. A nossa sociedade tem manifestado o tempo todo preconceito linguístico causado pelas imprecisões e desconhecimento das consequências desse preconceito. A escola deveria ser o espaço de combate desse preconceito, enraizada na sociedade, daí que se questiona: Como se manifesta o preconceito linguístico em adolescentes do ensino médio, em Santo Amaro? Os alunos do ensino médio manifestam atitudes preconceituosas por meio de bullyings. Os adolescentes não toleram os falares diferentes da sua região, neste caso falar diferente, em Santo Amaro. O preconceito linguístico se manifesta em adolescente por falta do conhecimento em que não existe falares melhores que outros. Com isso, é possível destacar nesta pesquisa como é manifestado o preconceito linguístico, entre adolescente, em Santo Amaro, quais são suas causas que o levam a praticá-los, tendo como objetivo geral compreender o preconceito linguístico em adolescentes do ensino médio, em Santo Amaro, e como objetivos específicos definir o conceito de preconceito linguístico, explicar os processos do preconceito e os respectivos mitos, e propor caminho para um ensino do português livre do preconceito. Em suma, esta pesquisa procurará mostrar como é necessário ter conhecimento e compreensão sobre a norma culta, para não chegar ao ponto de praticar um preconceito linguístico. Quanto a metodologia, a pesquisa é qualitativa, do tipo “estudo de caso”. A abordagem qualitativa oferece três diferentes possibilidades de se realizar pesquisa: a pesquisa documental, a pesquisa do “estudo de caso” e a pesquisa “etnográfica”. Desta forma, escolhemos o tipo “estudo de caso”. Esta pesquisa aconteceu em duas escolas estaduais da cidade de Santo Amaro, o Centro Estadual de Educação Profissional em Turismo do Leste Baiano e o Centro Educacional Teodoro Sampaio. Sendo assim, a entrevista foi feita com vinte e quatro estudantes de duas escolas doze na escola I e doze na escola II sendo: seis alunos da série inicial três meninas e três meninos, e seis alunos da série final três meninas e três meninos. Em suma, concluímos que o preconceito linguístico é visto como um grande preconceito social. No qual a sociedade brasileira é a mais afetada, onde categorias sociais sofrem grandes discriminações por serem negros, pobres, homossexuais, mulheres. Sabemos que o preconceito linguístico é a discriminação que praticamos contra um falante pelo modo como ele fala.
Descrição: MARTINS, Jaqueline Alves. O preconceito linguístico em adolescentes do ensino médio em Santo Amaro (BA). 2023. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3569
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde)

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