Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3570
Título: O ensino da língua portuguesa no Ensino Fundamental na Guiné-Bissau: desafios e consequências
Autor(es): Mendes, Jonatas
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem
Guiné-Bissau
Língua portuguesa
Linguística - Planejamento
Data do documento: 31-Jan-2023
Citação: MENDES, J. (2023)
Resumo: Este trabalho reflete sobre o ensino da língua portuguesa no ensino fundamental na Guiné-Bissau, que é um trabalho de conclusão de curso, no qual abordamos sobre os desafios e consequências do ensino dessa língua dentro do território nacional do país. Como sabemos, o processo de ensino-aprendizagem é um espaço de interação entre o aluno e o professor, entretanto o ensino de língua deve basear-se nas questões sociolinguísticas do país. Uma vez que a Guiné-Bissau é um país multilíngue, é preciso dar valor à história e às culturas da sociedade guineense, não podendo haver uma distância entre isso e a educação. Para termos um bom ensino da língua portuguesa na Guiné Bissau é necessário que haja uma política voltada ao ensino da língua portuguesa como L2, como língua não materna, porque a maior parte da população guineense não tem a língua portuguesa como a sua língua materna. Esta pesquisa buscou entender melhor o contexto linguístico guineense e a questão do ensino de língua portuguesa no país, ouvindo docentes guineenses sobre este ensino, suas formações acadêmicas, os desafios encontrados na educação do país e suas visões críticas sobre as questões apontadas. O que percebemos é que é muito importante rever a política e planejamento linguístico do ensino da língua portuguesa na Guiné-Bissau, hoje pautado no ensino tradicional de língua portuguesa como língua primeira, em sua variedade europeia. Também mudar o currículo pedagógico de formação dos professores da língua portuguesa, para que haja um ensino de inclusão social.
Descrição: MENDES, Jonatas. O ensino da língua portuguesa no Ensino Fundamental na Guiné-Bissau: desafios e consequências. 2023. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3570
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_mono_jonatasmendes.pdf2023_mono_jonatasmendes.pdf679,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.