Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3581
Título: Coesão e coerência nos materiais didáticos do Ensino Fundamental
Autor(es): Conceição, Priscila Antônia Barreto da
Palavras-chave: Coesão (Linguística)
Língua portuguesa (Ensino fundamental)
Livros didáticos - Clareza
Data do documento: 27-Jan-2023
Citação: CONCEIÇÃO, P. A. B. (2023)
Resumo: Este trabalho objetiva uma reflexão acerca da Linguística e Linguística Textual, tratando de conceitos desta área da ciência. Desta forma elementos de textualização como coesão e coerência serão explorados, a partir do título coesão e coerência nos materiais do Ensino Fundamental, com o objetivo de analisar como estes são disponibilizados nos livros didáticos com recorte nas séries iniciais do 2º aos 5º anos do Ensino Fundamental e o que enfatiza a BNCC referente ao componente de Língua Portuguesa, visto que o ensino segue as normas preconizadas em documentos normativos que regem os conteúdos a serem abordados e considerado pelo professor em todo território nacional. Nossa pesquisa de cunho descritiva e exploratória, iniciou-se com leituras sobre os temas através das obras de autores que são considerados grandes nomes da linguística como: Ingedore Villaça Koch e José Travaglia, José Carlos Azeredo, Mário Eduardo Martelotta. Por fim, realizada toda leitura e escrita do trabalho, concluímos com a análise dos dados encontrados nos livros didáticos e considerações finais.
Descrição: CONCEIÇÃO, Priscila Antônia Barreto da. Coesão e coerência nos materiais didáticos do Ensino Fundamental. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3581
Aparece nas coleções:Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_mono_priscilaconceicao.pdf2023_mono_priscilaconceicao.pdf787,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.