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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3611
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Sousa, Rafaelle Leite | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-09T12:57:04Z | - |
dc.date.available | 2023-08-09T12:57:04Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-14 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, R. L. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3611 | - |
dc.description | SOUSA, Rafaelle Leite de. Angola e Brasil na perspectiva sul-sul: a cooperação acadêmica a partir do discurso dos acordos formalizados entre instituições de ensino superior. 2022. 74 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades. Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | As relações internacionais são o tema do nosso interesse, particularmente os estudos acerca do Sul global, onde os processos coloniais interferem intensamente, gerando a divisão Norte-Sul. Buscamos refletir sobre a dimensão simbólica dos discursos políticos e diplomáticos, nomeadamente em torno da cooperação entre Brasil e África, que exaltam a necessidade de reparar uma dívida histórica. Analisamos a Cooperação Sul-Sul a partir da sua evolução histórica e de algumas correntes acadêmicas, apresentando a Conferência de Bandung como o evento inaugural. É nesse contexto que a Organização das Nações Unidas - ONU apresenta instrumentos e medidas de acesso a direitos dos povos e nações historicamente marginalizadas e oprimidas pelo colonialismo. Angola e Brasil fazem parte desse grupo de nações e apresentam laços culturais e um histórico de relações que representam também uma ponte de conexão com a África, objeto de ressignificação para o governo brasileiro. Identificam-se programas de políticas públicas semelhantes nos dois países, algumas implementadas a partir de negociações entre os presidentes. A Educação Superior é uma das áreas reformuladas, por meio da expansão e interiorização, de modo que, no Brasil, sobressai-se como uma política de deselitização da Universidade, e, em Angola, destaca-se com o redimensionamento da Universidade Agostinho Neto. Considerando os pressupostos da Análise do Discurso Crítica - ADC, os acordos de cooperação entre universidades dos dois países são objeto central desta pesquisa, em que analisamos os modelos de documento adotados e algumas situações específicas em que são firmados. Mesmo sendo conhecido o fato de que cada instituição opera com condições estruturais e contextos regionais diferentes, o discurso sobre cooperação internacional, nas universidades brasileiras, é semelhante. Por isso, exemplificamos experiências institucionais totalmente distintas, com o propósito de entender as formalidades e os eventos que operacionalizam o discurso da cooperação internacional. Verificamos que o denominado Sul não é unificado e tampouco se manifesta do mesmo lado, o que implica dizer que podem ser incoerentes os princípios institucionais de horizontalidade e interesses comuns. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Acordos de cooperação | pt_BR |
dc.subject | Cooperação Sul-Sul | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.subject | Angola | pt_BR |
dc.title | Angola e Brasil na perspectiva sul-sul: a cooperação acadêmica a partir do discurso dos acordos formalizados entre instituições de ensino superior | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertação - Mestrado Interdisciplinar em Humanidades |
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DISSERTAÇÃO COM FICHA CATALOGRÁFICA RAFAELLE LEITE DE SOUSA.pdf | 2022_rldesousa.pdf | 574,05 kB | Adobe PDF | View/Open |
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