Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3613
Título: Gloria in excelsis! o Ceará é livre!: o espetáculo da abolição na imprensa cearense
Autor(es): Oliveira, André Victor da Silva
Palavras-chave: Abolição
Ceará
Imprensa
Movimento Abolicionista
Data do documento: 30-Mai-2022
Citação: OLIVEIRA, A. V. S. (2022)
Resumo: Cheio de significados, o movimento abolicionista cearense emergiu, na segunda metade do século XIX, à mercê de projetos emancipacionistas que ousaram instaurar o progresso na província, a partir de abolições pensadas deliberadamente na promoção das sociedades libertadoras e no prestígio político alcançados mediante a causa do fim oficial da escravidão. A abolição do Ceará se converteu em um cenário de transformações emergentes, oriundas de novas alternativas ideológicas, inovações tecnológicas e desenvolvimento da imprensa, aos moldes da belle époque, encorpadas por uma elite letrada, que usufruía dessas mudanças para a construção de uma sociedade “civilizada”. Por estes fatores, o presente estudo se orientou pelos seguintes objetivos: investigar o processo abolicionista do Ceará a partir do discurso da imprensa oitocentista; entender os trâmites políticos, sociais e econômicos, que permeavam a realidade cearense, para a efetivação da liberdade dos escravizados; analisar o uso da imprensa como legitimadora da abolição e para a autopromoção dos abolicionistas; e compreender a importância do discurso impresso para a construção do imaginário sobre a abolição no Ceará. Assim, usou-se um arcabouço metodológico sustentado pela pesquisa qualitativa e documental, a partir de uma análise crítica do processo abolicionista, tendo como base jornais do século XIX, produzidos no Ceará, no qual dialogamos com os periódicos Constituição (órgão conservador), Gazeta do Norte (órgão liberal) e o Libertador (órgão abolicionista), uma vez que a escolha estratégica desses veículos informativos se deu pelo viés ideológico múltiplo, que possibilitou identificar, em seus editoriais, diferentes abordagens sobre o tema da escravização e da abolição no Ceará. Diante dessa questão, as escolhas pautadas tiveram o interesse em adentrar no contexto histórico dos primeiros anos da década de 1880 - período mais conhecido pelo ápice do movimento abolicionista cearense - visando buscar novas interpretações que problematizam o enredo disseminado na imprensa, que retrata a abolição como ato “heroico e humanitário”, ou seja, a representação articulada da imprensa com as sociedades libertadoras ao descreverem em suas colunas as conquistas, a propaganda, o festival e a repercussão do espetáculo da abolição orquestrada pela ótica dos abolicionistas. Contudo, algumas contradições sobre o processo emancipatório cearense se converteram como uma das principais críticas que envolvem o programa abolicionista do Ceará e todo o enredo de espetáculo inserido nele. Na medida em que se percebeu um notável esquecimento da imprensa ou mesmo de ações concretas após o marco da abolição que firmaram a narrativa do território cearense como a primeira província livre do Império.
Descrição: OLIVEIRA, André Victor da Silva. Gloria in excelsis! o Ceará é livre!: o espetáculo da abolição na imprensa cearense. 2022. 142 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades. Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3613
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Interdisciplinar em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDRÉ VICTOR DA SILVA OLIVEIRA Dissertação.pdf2022_avdasoliveira.pdf3,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.