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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3617
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Araújo, Francisco Evandro de | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-09T14:25:43Z | - |
dc.date.available | 2023-08-09T14:25:43Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-26 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, F. E. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3617 | - |
dc.description | ARAÚJO, Francisco Evandro. Silêncios e omissões: as percepções do racismo antinegro na Escola de Ensino Médio Franklin Távora em Itapiúna-CE. 2021. 158 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades. Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa buscou problematizar os silêncios e omissões em torno do racismo antinegro na Escola de Ensino Médio Franklin Távora em Itapiúna-CE. Buscamos responder a seguinte questão: em que a negação da existência das populações negras e da cultura negra influencia no entendimento e percepção do racismo antinegro na educação, no ensino brasileiro e cearense e, em especial no Município de Itapiúna? O silêncio não é a ausência de palavras, mas a impossibilidade de um outro discurso. (ORLANDI, 2018). Diante disso, nossa pesquisa gira em torno da necessidade de uma discussão das relações étnico-raciais no ambiente escolar que parta da sociedade e dos movimentos sociais para as universidades e, das universidades para os sistemas de educação básica em todo o país a fim de enfrentar o racismo e suas consequências. Nosso objetivo geral consistiu em investigar o racismo antinegro por meio do silenciamento em torno das populações negras no âmbito do Ensino Médio em Itapiúna-CE. Especificamente, discutimos os conceitos de raça e racismo, negritude e branquitude e suas relações com a educação; problematizamos a histórica negação do negro no Ceará e no Brasil e como o movimento social negro tem contribuído para desconstruir/reconstruir essa história; por fim analisamos a compreensão e a percepção do racismo antinegro entre os professores do Ensino Médio da área de Humanidades na escola da rede estadual no município de Itapiúna. A Interdisciplinaridade de Frigotto (2018) e Japiassu (1976), assim como os conceitos de colonialidade do poder de Quijano (2005) e decolonialidade de Maldonado-Torres (2019) nos forneceram bases teóricas para esta investigação. A partir da análise do Projeto Político Pedagógico-PPP e das entrevistas coletadas percebemos o total silêncio em torno das questões étnico-raciais. O recolhimento de entrevistas se deu a partir de questionários semiestruturados com base na História Oral Temática. (ALBERTI, 2019; BOM MEIHY, 2002). Os documentos recolhidos e produzidos foram analisados a partir da Análise de Conteúdo. (BARDIN, 2016; FRANCO, 2021). Isso nos possibilitou mostrar os motivos por trás dos silêncios que reproduzem o racismo. Esperamos colaborar, a partir dos resultados aqui expostos, com a causa antirracista e para uma sociedade mais equânime em suas relações étnico-raciais. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Racismo na educação | pt_BR |
dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Silêncio | pt_BR |
dc.title | Silêncios e omissões: as percepções do racismo antinegro na Escola de Ensino Médio Franklin Távora em Itapiúna-CE | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Interdisciplinar em Humanidades |
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