Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3623
Título: A construção do estereótipo de subalternidade das mulheres negras nas novelas de 1960 e 1970
Autor(es): Brito, Rosane Lorena de
Palavras-chave: Negras na arte
Racismo
Telenovelas - História e crítica
Data do documento: 14-Out-2021
Citação: BRITO, R. L. (2021)
Resumo: A partir das noções de representação, gêneros textuais e referenciação, a presente pesquisa tem por finalidade analisar como ocorreu a naturalização da visão estereotipada da mulher negra como serviçal em telenovelas brasileiras exibidas entre os anos de 1960 e 1970. Para tanto, buscamos observar de que forma ocorreram os processos referenciais para a construção dos estereótipos subalternos veiculados pelos papéis atribuídos às atrizes personagens negras. Lançamos mão de um paradigma qualitativo de fazer pesquisa e, majoritariamente, bibliográfico a fim de alcançarmos os objetivos. No intuito de nos aprofundarmos, buscamos recuperar o contexto histórico brasileiro no período em tela – as décadas de 1960 e 1970, visto que todo discurso está ancorado num momento social, histórico, político e econômico, isto é, situado. O surgimento e a escalada das telenovelas no Brasil encontraram e reverberaram diversos discursos em circulação daquela e de outras épocas. Portanto, empreendemos a investigação a fim de averiguarmos: a (re)produção do estereótipo de subalternidade atribuído à mulher negra em telenovelas brasileiras, como os processos de referenciação, presentes nestas novelas, discursivizam a mulher negra brasileira como um corpo subalterno, de que maneira o estereótipo tem servido para cristalizar as imagens de subalternidade dos corpos negros femininos, os contextos históricos/ideológicos em que foram construídas as posições subalternas das mulheres negras através de imagens das telenovelas brasileiras do século XX. Nessa perspectiva, argumentamos que os processos referenciais podem participar na projeção e na reiteração do racismo por meio da construção de estereótipos de subalternidade.
Descrição: BRITO, Rosane Lorena de. A construção do estereótipo de subalternidade das mulheres negras nas novelas de 1960 e 1970. 2022. 112 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades. Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3623
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Interdisciplinar em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROSANE LORENA DE BRITO Dissertação.pdf2022_rldebrito.pdf6,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.