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Título: A concepção de ensino, pesquisa e extensão nas instituições de ensino superior da Guiné-Bissau: caso da Universidade Amílcar Cabral entre os anos de 1999 e 2019
Autor(es): Tamba, Tino
Palavras-chave: Ensino Superior
Universidade - Ensino e Estudo
Guiné-Bissau
Data do documento: 28-Jan-2021
Citação: TAMBA, T. (2021)
Resumo: A concepção de ensino, pesquisa e extensão é um assunto de extrema inportância para garantir o ensino de qualidade para a população do mundo e permitir com que as instituições que oferecem o ensino superior cumpram com a sua função social. Para isso as instituições universitárias precisam firmar suas ações nessas três dimensões, ensino, pesquisa e extensão no sentido de puderem dar conta dos desafios da contemporaneidade. Concepção do Ensino, Pesquisa e Extensão nas instituições de ensino superior da Guiné-Bissau: Caso da Univeridade Amílcar Cabral entre os anos de 1999 e 2019 é o tema de investigação do mestrado do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB. O trabalho tem como objetivo geral compreender a concepção de ensino, pesquisa e extensão nas instituições de ensino superior da Guiné-Bissau, com foco na Universidade Pública do país. A partir desse, formulamos os seguintes objetivos específicos: compreender como a Lei de Bases do Sistema Educativo da Guiné-Bissau sustenta o funcionamento da universidade Amílcar Cabral em ensino, pesquisa e extensão; Entender como Estatuto de ensino superior da Guiné-Bissau trata a questão da concepção de ensino, pesquisa e extensão na universidade Amílcar Cabral; E saber como a Carta da Política do Setor Educativo da Guiné-Bissau aborda a concepção de ensino, pesquisa e extensão na Universidade Amílcar Cabral. Busca-se compreender com esta discussão como essa concepão está sendo desenvolvida nas instituições de ensino superior no país. Em relação à discussão dessa concepção, Passarin e Separovic (1989, p. 11) afirmam que “Ensino é o processo de construção do saber, com apropriação do conhecimento historicamente produzido pela humanidade” e a “Pesquisa é o processo de materialização do saber a partir da produção de novo conhecimento baseado em problemas emergentes da prática social”. Enquanto que a “Extensão pode ser entendida como processo educativo, cultural e científico de intervenção nos processos sociais e identificação de problemas da sociedade”. Santos (2016, p. 217-218), frisa que o “ensino: procura articular as ciências existentes, conhecer seus produtos e formar profissionais (...)” . A “pesquisa: Almeja construir novos, confirmar ou contestar conhecimentos existentes (...)”. Ao passo que a “Extensão: Tem a função de estabelecer conexão entre os interesses do ensino e da pesquisa científica como os interesses sociais. Legitima-se pela presença de agentes universitários nos setores sociais, executando ações de serviços, assistênciais, projetos culturais” etc. O caminho metodológico percorrido na produção desta temática consistiu na consulta das fontes bibliográficas e documentais. No que concerne ao resultado desta pesquisa, observa-se nos documentos analisados a preocupação com o desenvolvimento da concepção de ensino e pesquisa, porém não há o desenvolvimento da extensão universitária na Universidade Amílcar Cabral.
Descrição: TAMBA, Tino. A Concepção de Ensino, Pesquisa e Extensão nas Instituições de Ensino Superior da Guiné-Bissau: Caso da Universidade Amílcar Cabral entre os anos de 1999 e 2019. 2021. 87f. Dissertação (Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em Humandades). Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, Redenção, CE, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3624
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