Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3634
Título: Cisternas de produção do P1+2 como tecnologia para o fortalecimento da agricultura familiar em Icó, Ceará, Brasil
Autor(es): Fernandes, Mirian Raquel do Nascimento
Palavras-chave: Água
Políticas públicas
Semiárido
Tecnologias sociais
Data do documento: 30-Mai-2023
Citação: FERNANDES, M. R. N. (2023)
Resumo: O semiárido cearense é uma das regiões que mais sofre com o agravamento das questões climáticas, tendo como consequência estiagens severas com diminuição das médias pluviométricas, e aumento da temperatura que gera diminuição nos níveis hídricos do estado, e consequentemente afeta o sistema produtivo familiar. Para enfrentamento dessas questões, foi criado em 2007, o programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), que tem como estratégia desenvolver tecnologias de acesso à água voltadas a produção de alimentos para as famílias rurais do semiárido brasileiro. Diante disso, objetivou-se com este trabalho apresentar as cisternas de produção do P1+2, como tecnologia para o fortalecimento da agricultura familiar no município de Icó-CE. A metodologia empregada é de abordagem mista com procedimento descritivo-exploratório do tipo estudo de caso, desenvolvida a partir de dados secundários do Instituto Elo Amigo (ELO AMIGO), instituição executora do programa no município. Os resultados apontaram que em relação a caracterização dos beneficiários do programa P1+2, no município de Icó – CE, do ano de 2019, a maior parte dos beneficiários eram do sexo feminino (74%), autodeclarados de cor ou raça parda (78%), com educação básica completa (34,3%), compostos por famílias com até três membros (45,7%) e com idade entre 31 anos e 40 anos (45,7%). Os diagnósticos produtivo e hídrico das famílias antes da implantação do programa, apontaram que as famílias mantinham uma produção diversificada, a cisterna de placa aparece como uma das principais fontes hídricas para manutenção da família e das atividades produtivas. De modo geral, os dados apontaram que a partir do acesso ao programa P1+2 (fomento), as famílias puderam ter as suas atividades produtivas fortalecidas nas áreas de cultivo, criação animal, agroindústria familiar e produção de artesanato. Ao que tange o atendimento das funções atribuído aos projetos produtivos, todas as famílias tiveram aumento da eficiência dentro dos subsistemas e do fortalecimento da relação com o mercado. Quanto a renda,sendo supridas as necessidades alimentares, as famílias podem comercializar o excedente produtivo e com isso gerar uma melhoria de renda. Por fim, a estrutura gerada pelo programa, dá um suporte para que as famílias possam manter uma condição de produção, ao menos mínima no período de estiagem, dando sustentabilidade às condições de trabalho no campo.
Descrição: FERNANDES, Mirian Raquel do Nascimento. Cisternas de produção do P1+2 como tecnologia para o fortalecimento da agricultura familiar em Icó, Ceará, Brasil. 2023. 156f. Dissertação (Mestrado) - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS). Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3634
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_ Mirian MASTS_Final.pdf2023_mrdonfernandes.pdf7,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.