Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3647
Título: A fome das nações: uma reflexão introdutória sobre as causas da fome oculta e suas consequências sociais e econômicas em África
Autor(es): Sanca, Jamiro Paulo
Palavras-chave: Estado-Nação
Fome
Subnutrição
África
Data do documento: 23-Mai-2023
Citação: SANCA, J. S. (2023)
Resumo: A fome é um fenômeno biosocioeconômica global, que pode afetar negativamente a saúde das pessoas, com a sua cognição e com a sua inserção na sociedade. Nessa ótica, ela merece uma especial atenção a nível nacional, desde que, por causa de suas consequências, possa constituir um dos maiores obstáculos para um desenvolvimento socioeconômico de uma nação. Este trabalho, portanto, objetiva refletir, introdutoriamente, sobre as causas da fome oculta e suas consequências sociais e econômicas em África. Pressupondo que a fome afeta significativamente a sua vítima, pois atrapalha o seu estado sociocognitivo, emocional e biológico, por isso tem custos sociais e econômicos para uma nação. Para a realização desses objetivos fez-se um estudo bibliográfico e documental, que permite a compreensão da fome além do simples fato de não comer, pois é também a falta total ou parcial de qualquer princípio nutritivo vital (vitamina, mineral e proteína). Sendo assim, ela é capaz de acarretar muitos problemas, caso das epidemiologias nutricionais, que podem atrapalhar o processo do desenvolvimento humano, que, por sua vez, acarreta perdas à família e ao Estado. Portanto, não constitui exagero dizer que a fome é um problema sério para à efetivação do desenvolvimento de uma nação. Este trabalho está longe de apoiar qualquer determinismo, porque, ao longo da história, pode-se deparar com muitas nações que enfrentaram epidemias de fome, mas que hoje superam esse fenômeno e grande parte de sua população não são mais famélicas. Contudo, isso também não deve constituir o pretexto para subestimar a consequência da fome, pois ela é altamente letal e é capaz de retardar o desenvolvimento de uma nação.
Descrição: SANCA, Jamiro Sanca. A fome das nações: s: uma reflexão introdutória sobre as causas da fome oculta e suas consequências sociais e econômicas em África. 2023.101 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades. Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3647
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Interdisciplinar em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAMIRO PAULO SANCA - DISSERTAÇÃO - POSIH - MIH - UNILAB.pdf2012_jpsanca.pdf1,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.