Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3649
Título: Traços de si, experiências de homens gays na cidade de Baturité/CE 1970-2021
Autor(es): Leal, Leonardo da Silva
Palavras-chave: História de vida
Gênero
Homens gays
Baturité-CE
Data do documento: 17-Mar-2023
Citação: LEAL, L. S. (2023)
Resumo: A presente dissertação, tem como escopo central tecer reflexões sobre as experiências de homens gays, vivenciadas no contexto urbano e rural da cidade de Baturité no interior do Ceará, a partir de fontes inéditas. Como metodologia, recorreu-se a história oral a partir do método, história de vida que visa descortinar as dinâmicas das relações sociais de gênero e classe a partir das experiências no cotidiano familiar e com as diferentes instituições no campo familiar, profissional e cultural. Possibilitando constituir as fontes e compreender suas relações socioculturais e os processos de contrução das subjetividades LGBTQIAPN +, especificamente, enquanto homens gays cisgênero, em Baturité/CE. A definição deste campo de estudo está pautada na (in)visibilidade histórica e sociocultural dessa população e, também, na produção de conhecimento crítico, engajado e situado, no contexto do Maciço de Baturité. Como aporte teórico-metodológico, segue-se Thompson (1978); Bosi (1994); Portelli (1997), Delgado (2003); Franco (2004; 2020); Louro (2003). Neste desafio, a consolidação deste trabalho, diante das adversidades das reflexões e das ausências materiais cotidianas, relaciona-se com o olhar e o fôlego aos quais os sujeitos colaboradores desse processo tomaram para construir a narrativa de suas experiências. Nesse sentido, reconhece-se que tanto na perspectiva teórico-metodológica quanto na profundidade das diferentes dimensões expressadas nessas narrativas há um aporte significativo para a continuidade desse estudo a partir de outras problemáticas de pesquisa.
Descrição: LEAL, Leonardo da Silva. Traços de si, experiências de homens gays na cidade de Baturité/CE 1970-2021. 2023.102 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades. Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3649
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Interdisciplinar em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Leonardo da Silva Leal - Versão com ficha catalografica.pdf2023_ldasleal.pdf6,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.