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    https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3650| Título: | Educação. trabalho doméstico e relações de gênero: um estudo sobre a trajetória de mulheres com formação docente em Itapiúna/CE | 
| Autor(es): | Freitas, Maria Estefânia Sabino | 
| Palavras-chave: | Professora Empregada doméstica Educação Gênero e trabalho - Itapiúna-CE  | 
| Data do documento: | 21-Dez-2023 | 
| Citação: | FREITAS, M. E. S. (2023) | 
| Resumo: | Esta pesquisa parte de uma discussão teórica sobre educação, trabalho doméstico e gênero, para entender como uma sociedade marcada por características patriarcais e conservadoras subjuga o gênero feminino em diversas esferas da vida. Pretende-se analisar as relações de gênero construídas e vivenciadas por mulheres de Itapiúna/CE, com formação superior (Licenciatura Plena em Pedagogia e Geografia) e que trabalharam como empregadas domésticas nas primeiras décadas do século XXI. Para isso, faremos a coleta de dados e entrevistas semiestruturadas com quatro sujeitas que têm em comum um curto período de atuação na Educação e a permanência em trabalhos domésticos precarizados, em Itapiúna/CE e na capital do estado. A pesquisa é construída a partir de uma perspectiva interdisciplinar, com abordagem qualitativa e quantitativa, a fim de associar os fatores que levam ao estado de subjugação das mulheres nas relações de trabalho, tendo como marcadores o gênero e a classe social. Os resultados obtidos até aqui demonstram que as mulheres permanecem enfrentando muitas situações adversas ao tentarem se inserir no marcado de trabalho, nas instituições e na qualificação com os estudos. As profissões ditas femininas, mal remuneradas e desvalorizadas, são reservadas (nesse contexto interiorizado e de precarização) às mulheres mais pobres, e o fato deterem que escolher entre ser empregada doméstica ou professora mostra o seu limitado campo de escolhas. | 
| Descrição: | FREITAS, Maria Estefânia Sabino. Educação, trabalho doméstico e relações de gênero: um estudo sobre a trajetória de mulheres com formação docente em Itapiúna/CE. 2023.110 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades. Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2023. | 
| URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3650 | 
| Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Interdisciplinar em Humanidades | 
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