Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3690
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLuís, Gaspar Domingos-
dc.date.accessioned2023-08-18T15:22:08Z-
dc.date.available2023-08-18T15:22:08Z-
dc.date.issued2022-02-10-
dc.identifier.citationLUÍS, G. D. (2022)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3690-
dc.descriptionLUÍS, Gaspar Domingos. O ensino do efeito fotoéletrico no ensino médio através de experimentos e sua comparação com o efeito fotovoltaico. 2022. 51 f. Monografia (Graduação) - Curso de Licenciatura em Física. Instituto de Ciências Exatas e da Natureza - ICEN, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2022pt_BR
dc.description.abstractA Física Moderna (FM) é pouco abordada no Ensino Médio, porém é muito importante para os avanços tecnológicos dos dias atuais. Um dos assuntos da FM é o efeito fotoelétrico, que está presente nas portas automáticas dos shoppings e é responsável pelo acendimento automático dos postes de iluminação pública, por exemplo. Este trabalho teve por objetivo analisar o conhecimento dos alunos do ensino médio sobre o Efeito Fotoelétrico (EF) e suas aplicações e propor um ensino do EF através da experimentação de baixo custo, fazendo uma comparação com o Efeito Fotovoltaíco. Para isso foram criados dois experimentos de baixos custos ligados aos efeitos supracitados, o primeiro experimento, ligado o EF, estava relacionado ao poste de iluminação pública e o segundo experimento foi o painel solar, relacionado ao efeito fotovoltaico, que teve o intuito de mostrar a diferença entre os dois efeitos. Para obtenção dos conhecimentos dos alunos sobre os fenômenos foram criados dois formulários eletrônicos (Google Forms), o primeiro foi de caráter prévio e segundo foi de solidificação aplicado após a apresentação do conteúdo e dos experimentos. Além dos formulários aplicados aos alunos, também foi criado e aplicado um formulário para os professores das escolas participantes para constatar a importância do ensino da Física por meio da experimentação. Vale realçar que a apresentação dos experimentos foi realizada em três escolas do Estado do Ceará na região do Maciço de Baturité por via remota pela plataforma digital Google Meet por conta do momento de pandemia da COVID-19. Os resultados mostraram que o ensino através da experimentação foi bastante satisfatório e que a explicação do efeito fotoelétrico ficou mais clara, assim como a sua comparação com o efeito fotovoltáico.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEfeito fotoelétricopt_BR
dc.subjectEnsino de física modernapt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.titleO ensino do efeito fotoéletrico no ensino médio através de experimentos e sua comparação com o efeito fotovoltaicopt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Física Licenciatura plena

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GASPAR DOMINGOS LUÍS Mono.pdf2022_mono_gdluis.pdf.1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.