Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3691
Título : Panorama da utilização dos equipamentos radiológicos em dois hospitais de referência da Guiné-Bissau
Autor : Ufala, Ildo Domingos
Palabras clave : Raios x ionizante
Radiodiagnóstico médico
Guiné-Bissau
Hospitais de referência
Fecha de publicación : 2022
Citación : UFALA, I. D. (2022)
Resumen : Esse estudo teve como objetivo obter uma visão geral do uso da radiologia em dois hospitais de referência na Guiné-Bissau, com intuito de contribuir com o país nessa área futuramente. Utilizou-se a pesquisa qualitativa como base metodológica deste trabalho, pois se considerou a complexidade do objeto de estudo e o desenvolvimento da investigação, que buscou descrever em detalhes como é a condição de uso das radiações na Guiné-Bissau. Foram aplicados questionários presenciais, impressos do Google Formulários, aos técnicos de radiografia de dois Hospitais de referência em Bissau, trata-se de Hospital Nacional Simão Mendes-HNSM e Hospital Militar-HM. Os equipamentos presentes nos estabelecimentos são raios X fixo, raios X móvel e mamógrafo. No que concerne à situação dos serviços de radiodiagnóstico, os resultados apontam que a Guiné-Bissau não tem norma que regule o funcionamento dos serviços que utilizam radiação ionizante, e nem tão pouco um órgão nacional específico que responda ou fiscalize as questões ou problemas de radiação nos hospitais. No tocante à monitorização, os resultados mostraram que não existe uma proteção radiológica adequada, devido à falta de equipamentos de proteção e de monitorização individual. E por último, conforme os resultados, o controle de qualidade dos equipamentos de raios X nos dois hospitais e cursos de reciclagem dos profissionais precisam ser implementados. Em geral, a visão que se obteve na utilização dos raios X nos referidos hospitais é que não se tem uma radioproteção e nem um uso adequado dos equipamentos. Daí que se recomenda ao governo da Guiné-Bissau uma intervenção emergencial nestes serviços.
Descripción : UFALA, Ildo Domingos. Panorama da utilização dos equipamentos radiológicos em dois hospitais de referência da Guiné-Bissau. 2022. 69 f. Monografia (Graduação) - Curso de Licenciatura em Física. Instituto de Ciências Exatas e da Natureza - ICEN, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2022
URI : repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3691
Aparece en las colecciones: Monografia - Física Licenciatura plena

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ILDO DOMINGOS UFALA Mono.pdf2022_mono_idufala.pdf.5,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.