Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3695
Título: Formalismo matemático da mecânica quântica: o poder da notação de Brás e Kets.
Autor(es): Ndungue, Besna Fernando
Palavras-chave: Notação de Dirac
Mecânica quântica
História da ciência
Data do documento: 27-Jan-2023
Citação: NDUNGUE, B. F. (2023)
Resumo: A notação na Mecânica Quântica é de fundamental importância. E a notação de bras e kets é uma das abordagens matemáticas que pode ser usada para caracterizar a matemática da Mecânica Quântica. Neste trabalho buscamos apresentar esta notação de maneira detalhada e como ela é usada dentro da Mecânica Quântica. Para isso, fizemos a representação matricial de um operador qualquer X e estudamos a questão da medição. Com ajuda da relação da completeza conseguimos fazer a mudança de base, as representações dos estados quânticos e as suas dinâmicas temporais, culminando com a escrita da equação de schro ̈dinger derivada do operador de evolução temporal. Concluímos que trabalhar com a notação de Dirac facilita o cálculo, pois ela reduz drasticamente a extensão do cálculo e pode ser usada para fazer cálculo sem se referir a uma base especifica. Permite ainda aplicação do formalismo da MQ para as situação onde apenas a função de onda espacial não seria suficiente como por exemplo no estudo do spin do elétron. Neste caso, a função de onda não consegue representar o estado quântico do spin, ela nos fornece apenas a probabilidade de encontrar uma partícula numa determinada região do espaço.
Descrição: NDUNGUE, Besna Fernando. Formalismo matemático da mecânica quântica: o poder da notação de Brás e Kets. 2023. 72 f. Monografia (Graduação) - Curso de Licenciatura em Física. Instituto de Ciências Exatas e da Natureza - ICEN, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2023
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3695
Aparece nas coleções:Monografia - Física Licenciatura plena

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_BESNA_2020_vers_o_2_2_COMPLETO (3).pdf2023_mono_bfndungue.pdf.4,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.