Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3697
Título: Revisitando o problema isoperimétrico para triângulos
Autor(es): Cavalcante, Salustriano Hélder dos Santos
Palavras-chave: Triângulo
Geometria
Perímetro
Data do documento: 17-Dez-2021
Citação: CAVALCANTE, S.H. S. (2021)
Resumo: Nesta dissertação, revisitamos a desigualdade isoperimétrica para triângulos, que fornece uma relação de desigualdade envolvendo área e perímetro de um triângulo, bem como o problema isoperimétrico para triângulos, cuja solução garante que o triângulo equilátero e o triângulo de maior área, dentre todos os triângulos com um mesmo perímetro fixado. Inspirado na desigualdade isoperimétrica, estudamos em que condições dois números reais positivos correspondem exatamente a área e perémetro de um triângulo. Para além disso, mostramos como obter triângulos a partir da sua área e do seu perímetro, concluindo que a partir de qualquer triângulo não equilátero, podemos encontrar infinitos triângulos não congruentes a este, que possuem mesma área e perímetro do triângulo inicial.
Descrição: CAVALCANTE, Salustriano Hélder dos Santos. Revisitando o problema isoperimétrico para triângulos. 2021. 46 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente. Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia Do Ceará - IFECTC, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3697
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SALUSTRIANO HÉLDER DOS SANTOS CAVALCANTE Dissert..pdf2021_shdosscavalcante.pdf3,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.