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Título: Quilombo e educação
Título(s) alternativo(s): diálogos e interlocuções na escola e comunidade quilombola da Serra do Evaristo Baturité/CE
Autor(es): Gomes, Aldanizio Soares
Palavras-chave: Brasil. [Lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003]
Cultura afro-brasileira – Estudo e ensino
Baturité - CE
Data do documento: 2016
Citação: GOMES, A. S. (2016)
Resumo: Compreendendo as comunidades quilombolas, enquanto sujeitos de direito que entraram na pauta de importantes discussões na agenda política do Brasil com a Constituição de 1988. A partir das mobilizações de diferentes setores da sociedade foi inaugurado um novo contexto saindo da invisibilidade em busca do reconhecimento. Buscamos com este trabalho, compreender o processo de formação dos quilombos, visando o reconhecimento da comunidade quilombola da localidade da Serra do Evaristo na cidade de Baturité. No aspecto educacional, procuramos identificar na Escola 15 de Novembro da comunidade, como está sendo abordada a temática africana, tendo como referência compreender o processo da implantação da Lei 10.639/03, que demanda inúmeras ações e desafios junto à escola, aos educadores e estudantes, sendo eles negros ou não. A pesquisa foi realizada com professores e alunos de uma escola pública municipal de Ensino Fundamental; foram utilizados recursos metodológicos como entrevistas, questionários privilegiando a memória dos diferentes sujeitos e principalmente dos que se reconhecem ou são reconhecidos como negros.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/370
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Políticas de Igualdade Racial no Ambiente Escolar - Uniafro

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