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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3705
Título: | Educação pública pós-pandêmca: a inclusão de novos saberes na práticadocente para o trabalho com metodologias ativas |
Autor(es): | Santos, Alanne Kellen Caldas |
Palavras-chave: | Ensino à distância Formação de professores Metodologias ativas |
Data do documento: | 26-Jan-2023 |
Citação: | SANTOS, A. K. C. (2023) |
Resumo: | A rotina de milhões de pessoas foi transformada com a chegada da pandemia causada pela Covid-19. Em âmbito educacional, com o isolamento social obrigatório, ocorreu o fechamento provisório das escolas, de modo que os(as) docentes tiveram que se amoldar a uma realidade inédita, equilibrando recentes demandas profissionais pedagógicas com questões emocionais e pessoais. No entanto, o manejo das tecnologias e o trabalho com metodologias ativas ainda ressurge como uma adversidade para muitos(as) professores(as) no contorno de sua prática, fato este que ensejou o seguinte problema de pesquisa: como os(as) docentes desenvolveram e continuam desenvolvendo suas práticas docentes com ferramentas tecnológicas, bem como o uso de métodos ativos na educação com vistas a favorecer processos de ensino e de aprendizagem significativos? Com base nesta questão central, este estudo tem como objetivo geral: Investigar se, diante dos desafios e da necessidade do uso de recursos digitais, assim como o emprego de metodologias ativas nos processos de ensino e aprendizagem, os(as) docentes desenvolveram e continuam desenvolvendo suas práticas com vistas a favorecer processos de ensino e de aprendizagem significativos. Como fundamentação teórica, buscou-se dialogar com os seguintes autores: Alves e Teo (2020), Carvalho e Araújo (2020), Medeiros (2014), Manfredi (1993), Meijer (2019), Paulino (2020), Valente (2014), Yaegashi et., al. (2017), entre outros. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo Sociopoético explorando a autobiografia. A pesquisa foi desenvolvida com a participação de docentes de três escolas públicas municipais da cidade de Parnaíba, situada ao norte do estado do Piauí, tendo como partícipes professoras em efetivo trabalho nestas escolas em questão. O produto educacional foi desenvolvido por meio da elaboração de um caderno pedagógico digital, trazendo fundamentos e a descrição das metodologias ativas abordadas nos estudos, bem como, inspirações para o aperfeiçoamento do trabalho pedagógico com demais metodologias ativas, com vistas a subsidiar o (a) professor (a) na utilização de didáticas inovadoras em ambientes de salas de aulas. Como resultado ficou evidente a essencialidade de trabalhar com recursos interativos na educação, bem como a importância da formação continuada dos(as) profissionais da educação da rede pública de ensino para o domínio dessas novas formas de ensinagem, onde por meio do estudo sociopoético foi trabalhado oficinas nas quais foram determinantes para o alcance dos objetivos, pois as docentes puderam expressar seus sentimentos e ações pedagógicas, de modo que nem todas as ações foram através de metodologias ativas, visto a participação do poder público frente ao ensino remoto no contexto de isolamento social. |
Descrição: | SANTOS, Alanne kellen Caldas. Educação pública pós-pandêmca: a inclusão de novos saberes na práticadocente para o trabalho com metodologias ativas. 2022. 127 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente. Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Do Ceará - IFECTC, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2022. |
URI: | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3705 |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (associação com IFCE) |
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