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dc.contributor.authorVasconcelos, Cyntia Maria Silva-
dc.date.accessioned2023-08-22T17:09:50Z-
dc.date.available2023-08-22T17:09:50Z-
dc.date.issued2023-01-31-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, C. M. S. (2023)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3706-
dc.descriptionVASCONCELOS, Cyntia Maria Silva. O estágio supervisionado e a formação docente no curso de licenciatura em Letras Português-Inglês do IFCE Campus Camocim: entre o escrito e o vivido. 2023. 159 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente. Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Do Ceará - IFECTC, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2023.pt_BR
dc.description.abstractAs mudanças históricas na política de formação educacional trouxeram consequências aos processos formativos, impactando no contexto escolar e na vida profissional docente. A disciplina de Estágio Supervisionado surgiu, nesses movimentos históricos, como suporte pedagógico aos cursos de licenciatura e, tem oportunizado aos licenciandos experiências docentes em sala de aula. É neste espaço que se vivenciam as práticas didático-pedagógicas, a relação teórico-prática e os saberes docentes necessários à profissão. Partindo dessas percepções, objetivou-se, com esta pesquisa, investigar como a disciplina de Estágio Supervisionado contribui para a formação docente no curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês do IFCE campus Camocim. As escolhas metodológicas foram permeadas por abordagem qualitativa materializadas através de estudo de caso, de leituras de textos clássicos, de técnicas de análise documental, de roda de conversa, de observações compartilhadas entre outros. Os resultados mostraram que o contexto histórico da formação docente no Brasil, mesmo com seus avanços, ainda impacta na ausência da pedagogia universitária; o estágio supervisionado contribui significativamente com a formação docente e, mediante os percalços que porventura possam surgir durante o processo formativo, o estágio com pesquisa pode colaborar positivamente com a continuidade da aprendizagem. Nesse sentido, as atividades do estágio, objeto maior desta pesquisa, favorecem aos discentes uma formação docente significativa, uma vez que o vivido avançou em relação ao que está escrito no PPC (Projeto Pedagógico de Curso) e está conforme os documentos legais, no que diz respeito à formação integral do discente, na perspectiva de formar para a futura profissão e para a cidadania, englobando os aspectos reflexivos e críticos. Ademais, considerando a proposta deste programa de pós-graduação, este trabalho também apresenta como resultado dos estudos desenvolvidos ao longo do curso e, como produto educacional, um podcast, que juntamente com a pesquisa desenvolvida, apresenta-se como uma contribuição para a prática pedagógica do Estágio Supervisionado, estreitando o percurso entre o escrito e o vivido.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleO estágio supervisionado e a formação docente no curso de licenciatura em Letras Português-Inglês do IFCE Campus Camocim: entre o escrito e o vividopt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (associação com IFCE)

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