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Título: As contribuições das avaliações diagnósticas da rede municipal de Fortaleza: um estudo de caso a partir da visão dos(as) professores(as) do 5o ano do ensino fundamental I
Autor(es): Sombra, Giovanni José Rocha
Palavras-chave: Avaliação
Aula - Planejamento
Intervenções
Data do documento: 6-Dez-2021
Citação: SOMBRA, G. J. R. (2021)
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar as contribuições que as Avaliações Diagnósticas da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza exercem na aprendizagem dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental sob a visão dos professores da referida série. A cada início de ano letivo, temos a aplicação das Avaliações Diagnósticas denominadas de: inicial, intermediária e final. Compreender a importância das avaliações externas e em larga escala como intrínsecas à prática docente torna-se um desafio para todos os atores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, em especial, os professores da educação básica. Para contribuir com a tessitura teórica desse projeto que versa sobre as Avaliações Diagnósticas, utilizamos estudos de autores como Luckesi, Vianna, Gatti, Hoffmann, dentre outros. De cunho bibliográfico e documental, este estudo analisou, através de entrevistas semiestruturadas com os professores do 5º ano, quais as contribuições das Avaliações Diagnósticas sobre a aprendizagem dos seus alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Esse estudo foi realizado em uma escola da Rede Pública Municipal de Fortaleza. A investigação foi de cunho qualitativo, e teve como objetivo identificar como os resultados dessas avaliações subsidiam o trabalho dos/as professores/as e como elas auxiliam no planejamento de suas aulas com o fito de propor intervenções que permitam a consolidação das competências e habilidades que os/as educandos/as demonstraram ter maiores dificuldades na série estudada. De acordo com os resultados desse estudo, as Avaliações Diagnósticas promovidas pela Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza podem contribuir para a aprendizagem dos /as discentes desde que os resultados por elas obtidos sejam considerados na elaboração do planejamento das aulas dos /as docentes e que sejam traçadas novas estratégias e metodologias para a superação das dificuldades apresentadas, uma vez que após a divulgação dos resultados desta avaliação, ao final de cada aplicação, os professores, de posse dos resultados, são orientados a realizar atividades de intervenção pedagógica em sala de aula visando desenvolver as habilidades e competências ainda não consolidadas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática na série em estudo. Outra questão abordada diz respeito a tornar os resultados obtidos através das avaliações de fácil acesso aos professores(as) das demais séries, além de contemplar os demais membros da comunidade escolar (alunos(as), pais). Assim, o presente estudo apresenta os contributos que as Avaliações Diagnósticas exercem sobre a aprendizagem dos/as discentes e qual o cerne de se avaliar em caráter diagnóstico.
Descrição: SOMBRA, Giovanni José Rocha. As contribuições das avaliações diagnósticas da rede municipal de Fortaleza: um estudo de caso a partir da visão dos/das professores/as do 5º ano do ensino fundamental 1. 2022. 177 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente. Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Do Ceará - IFECTC, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3708
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (associação com IFCE)

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