Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3710
Título: Atores, questões e cenários de transição política guineense
Autor(es): Biaguê, Danildo
Palavras-chave: Transição
Autoritarismo
Democracia
Cenários
Guiné-Bissau
Data do documento: 1-Mar-2019
Citação: BIAGUÊ, D. (2019)
Resumo: O presente artigo tem por objetivo analisar aspectos levantados na literatura sobre o processo de transição política para a democracia na Guiné-Bissau. Tal processo foi inaugurado em 1990, mas só culminou com a realização das primeiras eleições em 1994, depois de dezoito anos dum regime de partido único no poder (1974-1994). Quanto a delimitação, nosso interesse é compreender contexto, atores, cenários e questões que emergiram no processo de transição democrática guineense. Tendo por base a pesquisa qualitativa, como método de investigação sociológica, os dados foram coletados em revistas científicas, teses, dissertações, monografias, artigos e documentos, que servirão de base à análise. O argumento central defendido é que a transição política possibilitou a emergência de normas constitucionais formais da democracia representativa liberal para o exercício de poder político, mas não gerou condições sociais para que os cidadãos guineenses pudessem participar na tomada de decisões do governo. Nessa visão minimalista da democracia o poder tem sido concentrado nas elites, ignorando a capacidade de sujeitos coletivos e da sociedade civil de participarem no exercício de poder. Defendemos também que a incorporação da ideia de participação de sujeitos coletivos no governo aperfeiçoaria a própria democracia além de um simples ato de votar. A ausência da dimensão social da democracia participativa levou os principais atores políticos guineenses a reduzirem a democracia ao comportamento eleitoral, fruto de cálculo de atores políticos que lutam no mercado de voto através de eleições de representantes para o governo.
Descrição: BIAGUÊ, Danildo. Atores, questões e cenários de transição política guineense. 2019. 16f. Artigo (Graduação) - Curso de Licenciatura em Sociologia, Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2019.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3710
Aparece nas coleções:Artigo - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANILDO BIAGUÊ tcc.pdf2019_dbiaguê.pdf241,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.