Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3716
Título: A interdisciplinaridade entre a matemática com as ciências da natureza: motivação dos estudantes da licenciatura em ciências da natureza e matemática nas disciplinas de matemática
Autor(es): Cá, Franklin
Palavras-chave: Matemática - Interdisciplinaridade
Práticas interdisciplinares
Projeto Político-Pedagógico
Interdisciplinaridade
Ciências da Natureza
Data do documento: 15-Jul-2019
Citação: CÁ, F. (2019)
Resumo: A interdisciplinaridade ´e uma pr´atica pedag´ogica que permite pessoas de ´areas distintas trabalharem juntas para resolver problemas comuns. Por ser um trabalho voltado `a matem´atica e sabendo da composi¸c˜ao do curso de Licenciatura em Ciˆencias da Natureza e Matem´atica (CNeM) decidiu-se fazer um trabalho interdisciplinar entre a Matem´atica com as Ciˆencias da Natureza. O presente trabalho tem car´ater qualitativo e quantitativo, descritivo-explorat´orio quanto ao ponto de vista dos objetivos e indutivo quanto ao tipo de racioc´ınio empregado. Este trabalho procura conhecer a compreens˜ao que os professores do curso de CNeM tˆem sobre a interdisciplinaridade entre a Matem´atica com as Ciˆencias da Natureza, verificar a existˆencia de integraliza¸c˜ao curricular de disciplinas de Matem´atica e de Ciˆencias da Natureza e como tamb´em conhecer metodologias que os professores de CNeM empregam para realiza¸c˜ao de trabalho interdisciplinar entre Matem´atica e Ciˆencias da Natureza. Para obten¸c˜ao de dados foram analisados o Projeto Pol´ıtico-Pedag´ogico (PPP) do curso, entrevistas com 10 (dez) professores do curso de CNeM e resolu¸c˜ao de 5 (cinco) exerc´ıcios de F´ısica, Qu´ımica e Biologia que precisam de conhecimentos matem´aticos para sua resolu¸c˜ao. A an´alise das disciplinas do PPP do curso de CNeM mostrou que durante os dois primeiros anos do curso os estudantes estudam 20% das disciplinas da ´area de Biologia, 25% de Qu´ımica, 35% de F´ısica e 20% de Matem´atica. As entrevistas com os professores do curso de CNeM revelaram que tˆem conhecimentos sobre a interdisciplinaridade e mostraram dificuldades que tˆem em abrir di´alogos com os professores doutras ´areas. Depois de analisados os resultados concluiu-se que o tronco comum do curso de CNeM respeita os objetivos da cria¸c˜ao do curso que ´e de formar professores capazes de desenvolver pr´aticas interdisciplinares em v´arias ´areas do Ensino B´asico enquanto que nas entrevistas concluiu-se que os professores de CNeM tˆem conhecimentos interdisciplinares mas n˜ao conseguem dialogar com os professores de outras ´areas.
Descrição: CÁ, Franklin. A interdisciplinaridade entre a matemática com as ciências da natureza: motivação dos estudantes da licenciatura em ciências da natureza e matemática nas disciplinas de matemática. 2019. 57f. Monografia (Graduação). Curso de Ciências da Natureza e Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2019.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3716
Aparece nas coleções:Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Franklin Cá_TCC.pdf2019_fcá.pdf2,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.