Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3724
Título: Influência da temperatura da superfície do mar do pacífico na geração de energia eólica no nordeste do Brasil
Autor(es): Nascimento, Livya Wana Duarte de Souza
Palavras-chave: Energia eólica
Planejamento energético
El niño
Data do documento: 30-Out-2018
Citação: NASCIMENTO, L. W. D. S. (2018)
Resumo: O trabalho objetiva-se a uma identificação sobre as regiões de maior intensidade e a verificação da relação entre a TSM (Temperatura da Superfície do Mar) e a intensidade do vento para produção de energia eólica, dessa forma auxiliando no planejamento energético, visto que uma das principais dificuldades da maior inserção de fontes renováveis na matriz energética é a falta de previsão dentro de um cenário. Para essa análise, foram utilizados os dados de ventos da reanálise mensal do Climate Forecast System Reanalysis (CFSR) no período de 1979 a 2009 e os dados de TSM do pacífico são disponibilizados pelo NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) Extended Reconstruction SST no Nino3.4. Dentro dos valores de TSM são verificados os anos de El Niño, o mesmo é caracterizado como o aquecimento anômalo das águas do Oceano Pacífico. A região de pesquisa foi o Nordeste brasileiro com enfoque para o litoral, dividido em duas áreas como litoral Norte e Leste. Para toda a região foram calculadas a intensidade do vento para uma média mensal do período. Para as duas áreas principais foram feitos gráficos para de distribuição de Weibull. As séries foram divididas para os meses SON, OND, NDJ, DJF, FMA, MAM, FMAM e JJA e com essa divisão calculou-se a correlação. Realizou-se também a comparação de densidade de potência entre anos de El Niño e anos considerados neutros. Os resultados mostraram uma possível correlação entre a geração de energia eólica e a TSM do pacífico para alguns das divisões dos meses. Essas informações podem ajudar no planejamento energético, buscando um melhor aproveitamento dos recursos renováveis para a sociedade.
Descrição: NASCIMENTO, Livya Wana Duarte de Souza. Influência da temperatura da superfície do mar do pacífico na geração de energia eólica no nordeste do Brasil. 2018. 44 f. Monografia (Graduação) - Curso de Engenharia de Energias. Instituto De Engenharia e Desenvolvimento Sustentável. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Acarape-CE, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3724
Aparece nas coleções:Monografia - Engenharia de Energias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIVYA WANA DUARTE DE SOUZA NASCIMENTO_TCC.pdf2018_mono_lwdsnascimento.pdf.1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.