Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3732
Título: Trabalho e energia: diferenças estratégias de ensino em uma escola de Redenção
Autor(es): Freitas, António Fraga
Palavras-chave: Física (Ensino médio)
Física - Estudo e ensino
Física
Data do documento: 21-Set-2017
Citação: FREITAS, A. F. (2017)
Resumo: Este trabalho trata sobre uma pesquisa realizada no período de dezembro de 2016 na Escola de Ensino Médio Camilo Brasiliense, que fica situada no distrito de Antônio Diogo da cidade de Redenção, na qual se relata a realidade do ensino de Física, de forma abrangente, e do ensino sobre Trabalho e Energia, de forma específica. O objetivo deste trabalho é analisar diferentes estratégias metodológicas para o ensino de Física, a partir de artigos científicos que abordam essa temática e que podem colaborar com o processo de construção do conhecimento nessa área e do diálogo com uma instituição pública de ensino localizada no município de Redenção, com foco na abordagem dos conteúdos Trabalho e Energia. O trabalho de campo foi realizado com alunos de uma turma do 1º ano, com a aplicação de um questionário antes e após a aula para avaliar os conhecimentos prévios dos alunos e a evolução das respostas após a aula. Foi, ainda, ministrada uma aula, utilizando diferentes metodologias, tais como: o uso de contextualização, realização de experimentos simples, o uso de analogias e o uso de simulações. Com esta pesquisa, foi possível perceber que o uso de diferentes estratégias metodológicas é um recurso facilitador do processo de ensino-aprendizagem.
Descrição: FREITAS, António Fraga. Trabalho e energia: diferenças estratégias de ensino em uma escola de Redenção. 2017. 44f. Monografia (Graduação). Curso de Ciências da Natureza e Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3732
Aparece nas coleções:Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
António Fraga Freitas TCC com ficha.pdf2017_mono_affreitas.pdf1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.