Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3737
Título: Memória da educação de Timor Leste
Autor(es): Cruz, Brigida da Silva Pinto e
Palavras-chave: Timor-Leste
Educação
História e memória
Data do documento: 28-Nov-2017
Citação: CRUZ, B. S. P. (2017)
Resumo: A República Democrática de Timor-Leste possui suas memórias que se caracterizam como diferentes nas práticas pedagógicas em diversos ensinos no país, desde quando o povo vivia na era de civilização até se tornar independente. A educação praticada pelos timorenses se fortificava nos anos setenta, quando o período em que o povo lutou para salvar a pátria e, mesmo assim, sofreu por diversas mudanças pela conformidade do sistema educacional dos países que tinham passado no Timor-Leste. Pelo fato de que a história de educação do passado teve grande importância para futuras gerações, os timorenses poderão desconhecer sua própria identidade por motivo de não constar nos programas de ensino sua história, principalmente a educação na guerrilha e base de apoio. O objetivo da pesquisa é descrever o percurso educacional, além de mostrar a resistência dos timorenses que realizavam simultaneamente o processo de ensino voltado às crianças, jovens, os guerrilheiros e comunidade em geral. A metodologia utilizada para elaboração do presente trabalho é chamada pesquisa descritiva, além de aplicação dos questionários. Sendo assim, o trabalho descreve o percurso e processo de ensino realizado pelos guerrilheiros no momento de luta contra os inimigos em Timor-Leste. Assim, a pesquisa percorreu uma discussão sobre a importância da história, educação, processo de ensino de maneira mais participativo relatados pelos diversos autores acadêmicos. O resultado de pesquisa a partir de análise dos questionários revela que o ensino na guerrilha e base de apoio visava politizar os timorenses para entender as estratégicas viáveis contra os inimigos. Ademais formar pessoas para desempenhar funções importantes na comunidade. Os materiais utilizados eram carvão de lenha, espata de bambu, pedras de cores e entre outras que suportavam os mestres e alunos no decorrer das aulas. O processo de ensino não abordava os conteúdos acadêmicos, mas somente ensinava a língua Tétum/Tétun e Português, além de política para mobilização das pessoas contra os militares e ocupantes naquele período. A educação na guerrilha e base de apoio era relevante para o processo de luta para a libertação de timorense, a fim de repensar os valores educacionais, históricas e culturais praticados no passado. Como delimitação do tema, a pesquisa descreve o processo de ensino na guerrilha em Timor-Leste, através da aplicação dos questionários via online. Sugerem-se as futuras pesquisas para aprofundar o assunto, caso em algum momento o resultado da pesquisa não contemple a memória sobre educação de Timor Leste.
Descrição: CRUZ, Brigida da Silva Pinto e. Memória da educação de Timor Leste. 2017. 116f. Monografia (Graduação). Curso de Ciências da Natureza e Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3737
Aparece nas coleções:Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Brigida da Silva Pinto.pdf2017_mono_bdaspinto.pdf3,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.